Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro iniciou na última segunda, em evento da Fox Sports, uma campanha para que os clubes brasileiros possam excursionar durante o próximo Brasileirão.
O contrato com a Globo tem uma cláusula que visa impedir que os clubes excursionem e escalem reservas no Brasileirão.
O presidente do Santos disse ao blog que conversou com representante da Globo no evento da Fox. Ouviu que a partir de 2013 haverá uma pausa entre os Estaduais e o Brasileiro. Os clubes poderão viajar nesse período.
Mas essa já é uma necessidade hoje. Vou conversar com os outros presidentes para ver se a gente consegue mudar isso, fazer um acordo com a Globo e a CBF já para este ano. Poderíamos escolher quatro ou cinco rodadas sem clássicos e usar essas datas para amistosos e torneios fora do país. Os times reservas jogariam sem prejudicar o campeonato, disse Laor, como é conhecido o dirigente.
Não é só uma questão de dinheiro. Tem a exposição das marcas do clube e a importância para o futebol brasileiro de os nossos jogadores enfrentarem os europeus antes da Copa. Por falta de intercâmbio, nós descobrimos no Japão que o Barcelona está praticando um outro esporte, não futebol, argumentou o cartola.
A preocupação santista faz sentido. Há décadas o clube não era badalado no exterior como agora. É a hora de tirar proveito do fenômeno Neymar. Só que deixar de lado o Brasileirão pode ser desastroso.