Nesta terça-feira (08) o título inédito da Copa do Brasil que foi conquistada pelo Vasco da Gama em 2011 completa 10 anos. Após perder para o Coritiba por 3 a 2 no Couto Pereira, o Gigante da Colina garantiu o torneio nacional e a vaga para a Libertadores do ano seguinte. Como havia vencido em São Januário por 1 a 0, gol de Alecsandro, o time comandado por Ricardo Gomes levou a taça pelos gols marcados fora de casa. Critério que ainda tinha na época.
Confira como foi a campanha
Primeira fase
Numa edição que ainda não tinha as equipes que jogaram a Libertadores no mesmo ano, o Vasco estreou fora de casa contra o Comercial-MS e goleou por 6 a 1. Marcel (duas vezes), Fellipe Bastos, Jeferson, Romulo e Eder Luís fizeram os gols da vitória cruzmaltina.
Segunda fase
Na segunda fase da competição, enfrentou o ABC e empatou em 0 a 0 fora de casa. No jogo de volta em São Januário tomou um susto, chegou a estar perdendo por 1 a 0 e o empate eliminaria o Vasco. Mas Alecsandro e Bernardo quase no final da partida viraram o confronto e levaram o time para as oitavas de finais.
Oitavas de finais
O gigante da colina enfrentou o Náutico que é sempre um adversário complicado, mas decidiu a parada ainda no primeiro jogo. Dedé, Alecsandro e Bernardo numa linda cobrança de falta fizeram os gols da partida. No duelo de volta e atuando em casa, o Vasco empatou em 0 a 0 e garantiu mais uma classificação. Neste duelo ficou marcado o jogo de número 300 de Felipe Maestro.
Quartas de finais
Junto com a final os jogos mais complicados do Vasco da Gama. No primeiro duelo e ainda na antiga Arena da Baixada onde geralmente o time tem um retrospectivo ruim, a equipe conseguiu um empate em 2 a 2. Guerron e Paulo Baier fizeram para os donos da casa, enquanto novamente Alecsandro marcou para o Gigante da Colina, junto com Diego Souza. Na volta, o time jogava por dois resultados iguais e a partida terminou em 1 a 1. Curiosamente dois atletas que entraram durante a partida, Nieto abriu o placar para o Furação e Elton empatou para o Vasco da Gama.
Semifinal
No primeiro confronto o jogo teve um jogo bastante difícil e não conseguiu entrar muito na defesa do Avaí. Julinho lateral esquerdo que depois atuaria no próprio Vasco da Gama fez 1 a 0. No finalzinho da partida e em pênalti marcado no camisa 10 Diego Souza, o mesmo bateu e empatou o jogo. A partida ficou marcada pela provocação do atacante Willian dizendo que na Ressacada o time iria passar com a força da torcida. No duelo de volta, um show do Vasco da Gama, melhor atuação no campeonato, Diego Souza abriu o marcador antes dos 10 minutos e depois em cobrança de falta, o zagueiro do Avaí Revson desviou contra. Placar final 2 a 0. Mas pelo apresentou em campo, ficou barato para o time catarinense.
GRANDE FINAL
No primeiro duelo que foi no dia 01 de junho, o Vasco enfrentou um forte Coritiba que deixou pelo meio do caminho o Palmeiras com goleada e o Ceará na semifinal. Num jogo bastante estudado e de poucas oportunidades, Alecsandro fez de cabeça, 1 a 0, Vasco da Gama. Como tinha gol de fora de casa nesta época, o Gigante da Colina podia perder por um gol de diferença. E na volta, novamente ele, Alecsandro fez 1 a 0. O Coritiba foi para cima e empatou com Bill, 1 a 1. Davi ainda no primeiro tempo fez 2 a 1 e deixou o torcedor bastante apreensivo. Aos 14 minutos do segundo tempo, numa jogada que começou com tiro de meta, Alecsandro desviou e Éder Luiz dominou e bateu no meio do gol praticamente, mas Edson Bastos aceitou e o Gigante empatava o duelo. Depois Willian Farias ainda fez o 3 a 2, mas o Vasco da Gama garantiu o título inédito da Copa do Brasil.
Mais sobre a conquista
Alecsandro terminou como artilheiro da competição com 5 gols
Felipe foi eleito o melhor jogador da competições
O Vasco na ocasião voltava a ser campeão nacional depois de 10 anos e disputaria a Libertadores depois de 11 anos fora.