O Vasco estreou com um empate na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016. Neste domingo, jogando no Estádio Nicolau Alayon (São Paulo) pelo Grupo 27 do torneio, a equipe carioca ficou só no 1 a 1 com o Guaicurus (MS).
Com o resultado, as duas equipes dividem a liderança da chave com um ponto cada. Também pela primeira rodada, Nacional (SP) e São Raimundo (RR) ficaram no 0 a 0, e também somam um ponto cada. Os dois times dividem a terceira posição, graças ao critério de gols marcados.
A curiosidade do empate do Vasco ficou por conta das camisas do Guaicurus, que atuou com o uniforme do Marítimo (POR). A equipe sul-mato-grossense é parceira do clube português, que busca times no Brasil para instalar escolinhas de futebol. Para a disputa da Copa SP, a diretoria maritimista inclusive enviou treinadores para supervisionar as atividades no Brasil.
No entanto, no 'duelo português' deste domingo, foi o Vasco que abriu o placar logo aos 8 min do primeiro tempo, em cruzamento de Jussa pela esquerda – Hugo Borges apareceu na área e desviou de cabeça para marcar.
Melhor em campo, o Vasco quase chegou ao segundo gol aos 37 min, em jogada individual de Robinho pela esquerda que parou na defesa de Caio com os pés; na sobra, Bruno Cosendey chutou em cima da defesa, deixando o rebote com Douglas – Caio defendeu novamente, espalmando para fora.
Ainda no fim do primeiro tempo, o Guaicurus teve o técnico Ney Magalhães foi expulso pela arbitragem, paralisando a partida. Após o intervalo, entretanto, o time do Mato Grosso do Sul empatou na pressão: após a sobra de bola na área, Lucas bateu para o gol e fez 1 a 1 aos 11 min.
Os times voltam a entrar em campo na terça-feira para a disputa da segunda rodada do grupo. Às 14h, o Guaicurus mede forças com o anfitrião Nacional (SP); mais tarde, às 16h, o Vasco encara o São Raimundo (RR).