O Besiktas conquistou o Campeonato Turco neste sábado depois de um dos finais mais emocionantes da história da liga. A equipe dos brasileiros Welinton e Souza terminou o torneio com 84 pontos, mesma pontuação do rival Galatasaray, mas levantou a taça por ter um gol a mais de saldo.
O primeiro critério de desempate da liga é o confronto direto. No primeiro turno, o Besiktas venceu por 2 a 0. No segundo duelo, há duas rodadas, o Galatasaray bateu o rival por 3 a 1. Os gols fora de casa não contam nesse critério, portanto, o saldo de gols foi decisivo na conta do título: 45 a favor para o campeão, contra 44 do vice.
Veja como ficou:
Campeonato Turco 2020/21
Ex-Grêmio e Vasco, volante Souza, com longa trajetória no futebol turco, chora com título e faz post emocionado
Os dois rivais se enfrentaram quando faltavam três partidas para o fim da liga, e o Besiktas tinha seis pontos de vantagem. O Galatasaray venceu o clássico por 3 a1, e todas as partidas restantes. O time de Sergen Yalcin perderia o jogo seguinte e, o título quase encaminhado, ficou ameaçado.
Na última rodada, o Besiktas bateu o Göztepe fora de casa por 2 a 1, e o Galatasaray vencey o Yeni Malatyaspor por 3 a 1. Uma vitória por 5 a 1 daria o título para a equipe de Fatih Terim. Caso tivessem empatado também no saldo de gols, a taça permaneceria com o Besiktas, que teve mais gols pró no total.
O zagueiro Welinton, ex-Flamengo, e o volante Souza, ex-Grêmio e Vasco, são titulares do elenco campeão. O lateral Douglas, ex-São Paulo e Barcelona, também faz está no Besiktas, mas não atuou na temporada depois de sofrer uma grave lesão no ano passado.
O Besiktas conquista a liga depois de quatro anos e leva uma vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. Foi o 16º título turco da história do clube, que é o terceiro maior vencedor. O Galatasaray continua no topo do ranking, com 22 taças, seguido pelo Fenerbahçe, que tem 19.