Cria da base do Vasco, clube pelo qual conquistou três campeonatos cariocas, Leandro Ávila lamentou o terceiro rebaixamento do Cruz-Maltino em oito anos. Hoje treinador, o ex-volante conversou com a reportagem da Super Rádio Tupi imediatamente após o empate por 0 a 0 contra o Coritiba que sentenciou a queda do time comandado por Jorginho à segunda divisão.
"Infelizmente, é mais um time carioca descendo para a segunda divisão. Isso é ruim para o futebol carioca que está decaindo. Na verdade, o Vasco não caiu agora. O Vasco caiu já no primeiro turno. Pra ele sair daquela situação, teria que fazer um segundo turno fora de série. E sabíamos que, com esse time limitado que o Vasco tem, seria muito difícil, apesar do bom trabalho do Jorginho e a comissão técnica. Mas, infelizmente, por um mau planejamento, ficou ruim e o Vasco caiu", afirmou
Para Leandro Ávila, a diretoria cruz-maltina já tem que pensar em planejar a próxima temporada. O gaúcho alertou para a importância de planificar com extrema minuciosidade o elenco para a disputa da Série B, que, de acordo com Leandro, não é tão fácil como muitos pensam.
"Acho que tem que haver um planejamento desde já. O pessoal tem que sentar, ver quem tem condição de contratar, aproveitar a base pra dar uma leveza à equipe, mas tem que vir jogadores com experiência também. A Série B, ao contrário do que muitos pensam, é difícil. As viagens são longas, cansativas, jogos duros... talvez, ao invés de pensar em contratar em quantidade (como foi agora), é melhor contratar jogadores que venham realmente para honrar a camisa do Vasco. De dez a doze jogadores estaria em bom tamanho", disse.
A última passagem do Vasco pela Série B foi complicada. Apesar do acesso, a equipe viveu picos de situações críticas e terminou o campeonato na terceira colocação, com 63 pontos, somente dois a mais que o América Mineiro, quinto colocado.