A esperança pelo acesso do Vasco está nos pés dos garotos. Importantes na campanha do time na Série B, os crias mais uma vez são alvo da expectativa dos torcedores por um resultado que garanta o clube na Série A contra o Ituano, no próximo domingo, fora de casa. Entre os destaques está Eguinaldo, que viu sua vida mudar nos últimos meses ao passo que ganhou vaga no elenco principal.
O atacante de 18 anos completou 10 jogos como titular do Vasco na última quinta-feira e busca seu quarto gol como profissional.
Há sete jogos sem fazer gols, o jovem maranhense passou perto de marcar algumas vezes e trabalha firme no CT Moacyr Barbosa para voltar a balançar as redes. Eguinaldo tem três gols na Série B, contra CRB, Guarani e Náutico. Os dois últimos já como titular.
O gol contra o Guarani foi o mais impactante do atleta na campanha do Vasco. O time já vencia por 1 a 0 quando o atacante aproveitou rebote para ampliar. Seis minutos depois, a equipe paulista chegou ao empate, mas os cariocas seguraram a vitória por 2 a 1 em São Januário.
Mas a importância de Eguinaldo vai além dos gols. Com o camisa 21 em campo, o Vasco ganha leveza e mobilidade no ataque. O jogador sai da área a todo instante, cerca os adversários e incomoda. Além de centroavante, também já foi testado nas pontas e correspondeu. Costuma ser muito acionado pelas ligações diretas da defesa, que o colocam para correr.
A velocidade, aliás, é um ponto forte do garoto. Na vitória sobre o Novorizontino, Eguinaldo alcançou a velocidade expressiva de 37.5 km/h em São Januário e superou marcas de jogadores internacionais.
O talento e a entrega foram recompensados em agosto, quando o Vasco adquiriu 70% dos direitos econômicos do atacante, que assinou novo contrato até 2027.
Recentemente, Eguinaldo passou por uma barra na família. A madrasta do atacante, mãe de sua irmã, sofreu um acidente e faleceu no Maranhão. Ainda assim, o atleta seguiu a programação de atividades no CT Moacyr Barbosa e, três dias depois, foi titular na vitória sobre o Criciúma.
Mas fora das quatro linhas Eguinaldo também tem o que comemorar. Até dois meses atrás, o jovem ainda vivia no alojamento do Vasco, para onde havia se mudado em setembro de 2021. Agora ele se mudou para um condomínio na Barra da Tijuca, o que possibilitou que ele trouxesse a namorada de Monção, cidade em que foi criado no Maranhão.
Tímido e de pouca conversa no dia a dia do Vasco, Eguinaldo mantém o perfil reservado longe das dependências do clube. O jogador sai pouco de casa e tem concentrado as atenções em outro objetivo além do acesso vascaíno: o maranhense estuda para formar o Ensino Médio.
Eguinaldo espera fechar o ano de evoluções profissionais e pessoais com a vaga na Série A carimbada no próximo domingo, às 18h30, contra o Ituano.