Se o Fluminense tem quase metade do time formado por jogadores criados na categoria de base, o Vasco segue o mesmo modelo para formar seu time titular. Além de Romário que despontou nas categorias de base do clube, na década de 80.
O time cruzmaltino pode ter, hoje, no time titular, mais cinco jogadores formados em casa: Claudemir, Diego, Ygor (foto), Morais e Ives. O técnico Renato Gaúcho mantém o sigilo quanto ao time que entra em campo, mas não será surpresa nenhuma se todos os jogadores citados forem titulares. Eles fazem parte da geração de jogadores nascidos em 1984, que entre as categorias juvenil e júnior, alcançaram a incrível invencibilidade de 118 jogos.
O cabeça-de-área, Ygor, acredita que a categoria de base dá experiência aos jogadores para encararem a semana que antecede os jogos com mais tranqüilidade. Ele afirmou que a má fase do time atrapalha quem está chegando ao time profissional e que o episódio, em que mandou a torcida do Vasco se calar, está superado.
\"Já conhecemos tudo o que envolve uma semana de clássico. Estamos acostumados a esse tipo de partida. A torcida já nos conhece, mas isso não garante que ela tenha mais paciência conosco. Eu me arrependo de ter respondido as vaias da torcida . Isso já faz parte do passado\", garantiu.