Futebol

Cristóvão conta como superou problemas e se tornou respeitado

Quando Ricardo Gomes comoveu as torcidas do Rio, não apenas a do Vasco, ao sofrer um AVC na área técnica do Engenhão, caiu sobre os ombros de Cristóvão Borges o maior desafio de sua carreira, até então de auxiliar. Não deixou a bola cair. Deu sequência ao trabalho que vinha sendo feito, após a conquista da inédita Copa do Brasil, e ficou em segundo lugar no Brasileiro. Neste ano, no Estadual, já levou o Vasco a uma decisão de turno. Humilde, simples, de sorriso fácil, ele não esconde: \"Os jogadores é que me sustentam aqui\".

Não foi fácil. Quem acompanha o dia a dia na Colina sabe que a caravela de Cristóvão não navegou apenas por águas tranquilas. E, nesses momentos, é que o ex-jogador conseguiu mostrar que tem bagagem para ser mais do que auxiliar. Contornou problemas graves, como constante atrasos de salários, que em outros clubes criaram crises de maior vulto, fritando inclusive técnicos experientes. Soube lidar com as estrelas do elenco, mesmo quando a falta de pagamento gerou uma \"rebelião\", com os atletas se recusando a ir para a concentração.

Ao iG, Cristóvão explicou como fez para manter a equipe no trilho da vitória, mesmo diante de todas as dificuldades. Ele faz questão de dizer que o sucesso é fruto do trabalho de Ricardo Gomes, com quem mantém contato, seja para um papo amigo ou questões profissionais.

\"Tem de saber lidar com esses problemas no futebol brasileiro. Mesmo como auxiliar, eu tinha uma relação muito boa com os jogadores e, como fui atleta também, conheço bem como as coisas funcionam no vestiário. Você tem de lidar com isso de forma objetiva, direta. Ninguém gosta de ser enrolado. Sempre fui muito claro, até porque temos aqui atletas experientes, de bom nível intelectual. Mas não é fácil controlar não. A gente tem discussões, claro, mas sempre mantendo um alto nível\", explicou.

Indagado em qual momento se deu conta de que não era mais auxiliar, mas treinador de fato, Cristóvão abusa da modéstia. \"Na verdade eu nunca pensei muito a respeito disso. Pensei em desempenhar a missão que me foi dada quando aconteceu aquilo com o Ricardo. O grupo é que me sustentou aqui. É um grupo maravilhoso, você percebe nas pequenas coisas. Todo mundo se ajuda, sabe? Acho que por isso estamos conseguindo os resultados. Todos mantém a simplicidade, ninguém quer ser melhor do que ninguém. Isso faz um grupo vencedor\".

Fonte: iG Esportes
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147