A lesão de Bernardo e a suspensão de 30 dias imposta a Carlos Alberto pelo caso de doping em que o meia foi absolvido nesta quarta-feira reduziram as opções do Vasco para a armação de jogadas da equipe e obrigaram o técnico Paulo Autuori a apostar em uma dupla de meias com pouquíssima experiência, Dakson e Alisson, para a estreia do time no Campeonato Brasileiro neste sábado.
A falta de rodagem dos apoiadores titulares do Cruz-maltino fica evidente à luz de um dado estatístico revelador. Dakson e Alisson têm, somados, apenas 70 minutos em campo pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro, de 25 anos, construiu sua carreira no futebol da Bulgária e retornou ao país no final do ano, atuando nas duas últimas rodadas do Nacional durante 55 minutos.
Já Alisson, revelação da base do Cruzeiro de 19 anos que chegou a São Januário envolvido na transferência que levou Dedé para a Raposa, jogou ainda menos. Em sua única aparição, o jovem meia disputou somente 15 minutos da vitória cruzeirense por 2 a 0 sobre o campeão Fluminense na 36ª rodada, jogo que contou com a entrega da taça ao Tricolor.
Apenas a título de comparação, a Portuguesa entrará em campo neste sábado com o experiente Souza, que já passou por Fluminense, São Paulo e Grêmio, no meio-campo. Defendendo o Cruzeiro no ano passado, o atleta participou de 1142 minutos do Campeonato Brasileiro.
Vasco e Portuguesa se enfrentam pela estreia do Nacional às 18h30 deste sábado, em São Januário. Além da rodada inaugural, o Cruz-maltino também irá estrear seu novo uniforme para a temporada.