Após a participação ruim na primeira fase do Brasileiro, onde ocupa a e penúltima posição, o Vasco fará uma inter-temporada em Mangaratiba.
Em entrevista à Super Rádio Brasil, Daniel Freitas, supervisor do futebol do Vasco, fala sobre o trabalho de um supervisor de futebol para o sucesso desse tipo de iniciativa:
\"O nosso trabalho consiste, basicamente, em providenciar, em prover todos os meios necessários para o sucesso dos treinamentos, desde o transporte do material, transporte da delegação, ajustar detalhes da hospedagem fechar o cardápio, junto com a nutricionista do clube e junto ao hotel, para fornecer uma alimentação compatível aos atletas com a demanda necessária para o treinamento, e todo o material envolvido no treinamento para você transportar. Aquilo que por acaso a gente não encontre no local, a gente transporta de São Januário para o local de treinamento. O meu trabalho consiste em planejar toda essa logística, toda essa organização para o sucesso da temporada.\"
Como é a integração do departamento de futebol como um todo com o supervisor de futebol do Vasco?
\"O Rodrigo [Caetano] emana diretrizes e eu vou executando junto com os outros setores da comissão técnica: A preparação física, o treinador, a nutricionista. Cada um me passa as suas demandas. E eu vou montando esse quebra-cabeça, para que no final, as coisas fluam da melhor maneira possível. Também é claro que a gente se prepara para alguns imprevistos que aconteçam. A gente sabe que futebol não é uma ciência exata. No meio desse processo, a gente precisa ter algumas soluções traídas em alguns momentos. A gente, com a experiência que tem de outras pré-temporadas, a gente consegue já prever algumas situações e se antecipar para possíveis problemas.\"
Daniel Freitas já passou por alguma situação parecida com a atual do Vasco?
\"Sim. A gente já fez duas pré-temporadas com o Vasco, então eu já tenho alguma experiência. Em alguns momentos, surgem demandas novas. Depende da comissão técnica que está trabalhando com a gente. A gente precisa ter velocidade para responder e suprir essas demandas. A gente tem uma equipe entrosada, que facilita resolver esses problemas no menor tempo possível.\"
Trabalho de Daniel é quase um quebra-cabeças?
\"Com certeza. A gente vai tentar tirar o maior proveito possível desse tempo de treinamento. Todo o planejamento visa esse objetivo: dar as melhores condições de trabalho para o treinador, para que ele consiga tirar os melhores resultados dos atletas e que esses resultados apareçam no nosso retorno ao Campeonato Brasileiro, no dia 14 de julho, contra o Goiás, no Serra Dourada.\"
Daniel Freitas já esteve em Mangaratiba?
\"Eu, pessoalmente, não estive por lá, mas uma parte da nossa equipe já esteve lá. É um resort, na margem da Rodovia Rio-Santos, em Mangaratiba, com as melhores condições de trabalho possíveis. Tem um campo de futebol com as dimensões iguais às de São Januário, para a gente trabalhar, dentro do próprio hotel. A gente não vai ter que se deslocar, não vai perder tempo de deslocamento. A sala de musculação vai estar montada exclusivamente para a gente, lá. Tem alimentação, área disponível para fisioterapia. A nossa equipe de fisioterapia vai estar indo para o local para fazer essa montagem. Está tudo lá, planejado. As condições são as melhores possíveis para o trabalho transcorrer sem problema nenhum. A gente procurou montar o campo com as mesmas dimensões que a gente tem em São Januário, uma sala de musculação está montada exclusivamente para atender aos nossos atletas. A fisioterapia vai estar transportando os equipamentos necessários para o atendimento dos jogadores nesse período. Tudo o que é necessário para o treinamento correr em ótimas condições já está providenciado. A gente vai trabalhar nas melhores condições possíveis.\"