De acordo com informações do repórter Wilson Pimentel, da Super Rádio Brasil, o atacante Aloísio Chulapa, novo reforço do Vasco, vai ser submetido esta tarde, em São Januário, a mais uma bateria de exames físicos, sob os cuidados de Daniel Gonçalves, fisiologista do Vasco, visando entrar em forma para a disputa da série B do campeonato brasileiro.
Ainda segundo Pimentel, a qualquer momento, o empresário e procurador do jogador, Rafael Angioni, deve anunciar que Aloísio Chulapa terá condições legais de enfrentar o Atlético-GO, já que deve ser obtido, junto à Justiça do Trabalho, um documento oficial para poder ser regularizado na CBF
Daniel Gonçalves comenta a situação física de Aloísio Chulapa:
\"A gente tem trabalhado com o Aloísio, tem feito as avaliações, monitorações fisiológicas. A gente pode afirmar que o Aloísio se encontra numa boa fase física, em virtude até da sua idade, um atleta que conservou níveis de força. Isso faz desse aspecto físico dele, de grande porte, avantajado, ser diferencial. A gente tem trabalhado para deixá-lo mais rapidamente para o trabalho do Dorival Júnior. Agora, isso depende do aval do Dorival Júnior, do Ivan, do Celso Resende, já que eles se encontram lá em Salvador, com o grupo que está se preparando para esse jogo do Copa do Brasil contra o Vitória. Depende do regresso deles para que a gente faça uma programação visando a preparação para o Campeonato Brasileiro da Série B.\"
Aloísio está numa condição física satisfatória?
\"Sim. O Aloísio é um atleta que tem os aspectos de potência como seu diferencial. É um jogador de área, bom no jogo aéreo. É um jogador que utliza bem esse espaço reduzido da área. É um atleta de uma movimentação intensa, de cinco, dez metros, que é aquilo que é necessário para que ele possa fazer o que ele sabe, que é gols. Tem algumas características que ele pode melhorar, como a parte de resistência, mas nada que nos preocupe, até pelo contrário. O Aloísio impressionou muito positivamente, nesse período de testes, na semana passada e até nesses primeiros treinos em São Januário e no Vasco-Barra.\"
Quem retorna dos países arabes retorna em condições físicas precárias. Isso acontece com Aloísio?
\"O que tem que se analisar é a característica do atleta. Mesmo que o futebol tenha uma dinâmica um pouco mais reduzida, a característica do Aloísio deve ter sido mantida lá no futebol do Qatar, por ser um jogador mais de área. É uma característica que acabaria se mantendo, se adaptando em qualquer escola, em qualquer país onde se joga o futebol. Então, é por isso que a gente acredita que ele tenha conservado essas condições. É claro que tem coisa ainda para ser melhorada. A gente pode melhorar ainda mais essa questão do arranque, essa questão da recuperação dele. Pelas avaliações que foram feitas, pela comparação com atletas da posição, tanto do elenco atual quanto de elencos anteriores, e na verdade, o trabalho de fisiologia está sempre se pautando em termos estatísticos, então, a gente pôde comprovar que o Aloísio, em termos de condicionamento, a perda, se houve perda, ela foi muito reduzida. Eu não posso afirmar que houve perda porque eu não tenho as avaliações anteriores dele. Mas em comparação com atletas de posição, de porte físico, ele se encontra com um condicionamento amplamente aceitável e adequado.\"
Aloísio pede em algum momento, para Daniel \"colocoar o pé no freio\"?
\"O Aloísio até me surpreendeu pelo seu espírito brincalhão, mas também como atleta que se dedica inteiramente aos trabalhos. Claro que faz parte dos treinamentos aquela brincadeira, que está sendo muito exigido, que pode ser tirado um pouco de pé, mas pelo contrário, o Aloísio tem sempre feito tudo conforme tem sido programado, tem sido, até o momento, um exemplo de dedicação, como tem sido outros atletas que, em passagens anteriores em outros clubes, tinham deixado uma imagem até certo ponto, não tão adequadas, têm sido um exemplo, lá, têm sido atletas que têm motivado os mais jovens, não somente no aspecto técnico, mas principalmente no aspecto dedicação. O Aloísio tem sido um deles.\"