Futebol

De desacreditados, Vasco e Botafogo fazem semi decisiva

Embora certas pressões tenham invertido os clássicos de datas e o Fla x Flu tenha ganho o destaque tradicional do domingo de futebol, Vasco e Botafogo entram em campo neste sábado, às 18h30, no Maracanã, para fazer uma semifinal que já deveria ter sido disputada na Taça Guanabara. Times de maior destaque no Carioca, através das mãos certeiras de Dorival Júnior e Ney Franco, querem serem alçados de vez à condição de favorito.

O Vasco surpreendeu com ótimo desempenho neste início de temporada após a quase total renovação de seu elenco e tem na semifinal da Taça Rio a sua primeira decisão do ano. Fora da parte final da Taça Guanabara devido à perda de seis pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), os atletas cruzmaltinos entraram no segundo turno para provar os méritos dos pontos conquistados em campo e teve desempenho irrepreensível: 100% de aproveitamento.

- Sem dúvida foi uma motivação a mais para todo o grupo. O trabalho que estamos fazendo é muito sério, a preparação vem sendo feita ao longo do campeonato e mantemos os nossos pés no chão - declarou o meia Jeferson, pivô involuntário da punição, cujo motivo foi a escalação do atleta na abertura da competição calcada em uma liminar.

A equipe de São Januário entra em campo neste sábado contra o Botafogo defendendo uma invencibilidade de 15 partidas na temporada (perdeu apenas na estreia do Campeonato Carioca, para o Americano, por 2 a 0) e está em uma sequência de dez vitórias consecutivas. Além disso, dos três clássicos que disputou na competição, venceu dois (contra Flamengo e Botafogo) e empatou um (Fluminense).

O Gigante da Colina vivia a expectativa de entrar com força máxima neste confronto, mas o zagueiro Fernando sofreu uma lesão na coxa direita na última quarta-feira e foi vetado - Leonardo foi o escolhido para substituí-lo e fará a sua segunda partida como titular. Ele estreou na vitória por 5 a 3 sobre o Volta Redonda, na sexta rodada da Taça Rio.

Por outro lado, voltam ao time após ficarem fora da última rodada do segundo turno, a vitória por 5 a 0 sobre o Bangu, o volante Amaral (suspenso), o meia Carlos Alberto (poupado por ter dois cartões amarelos e recuperado de lesão na coxa direita) e o atacante Elton (poupado por ter dois cartões amarelos). Mesmo com o objetivo em 2009 seja voltar à Série A do Campeonato Brasileiro, fazer o time campeão após cinco anos mexe com o elenco.

- No Brasil o reconhecimento vem para aquele que marca uma conquista. Por isso, o Vasco, até pela campanha que fez, merece coroar esse momento com um título, nem que seja o do returno. Se o Vasco não vencer, ninguém se lembrará em dez anos que a equipe fez este ano a melhor campanha da sua história na Taça Rio - analisou Carlos Alberto.

Em General Severiano, a ordem não é esquecer o que se fez de errado no último clássico contra o rival deste sábado. Ney Franco, pelo contrário, pediu que os jogadores tomassem a goleada sofrida como referência para evitar novo tropeço, já que a hora é decisiva.

- Vamos entrar em campo sem revanchismo. Um clássico está sujeito a tudo, o que vale em jogos assim é se a equipe está no dia dela, se as coisas dão certo. A primeira partida teve um resultado atípico, e esperamos que se houver outro, que seja a favor do Botafogo. Estamos muito mais bem preparados desta vez - crê o treinador, que teme apenas que a parte física seja a vilã no segundo tempo, uma vez que o Vasco não jogou nesta semana.

Entre os jogadores, o discurso é de que se tornou questão de honra para provar para si mesmos que o Botafogo tem condição de levar o título até mesmo de maneira direta. Reinaldo, por exemplo, trata o jogo como o mais importante da temporada.

- As coisas podem ficar bem piores por aqui em caso de derrota. Então, nem pensamos nisso. Passou a ser o jogo de nossas vidas, e tem tudo para ser um dos melhores da temporada no país - disse o camisa 7.

Em campo, Ney Franco não poderá contar apenas com o zagueiro Emerson, com lesão na coxa. Em sua vaga, deverá entrar Batista, que pode jogar tanto no meio quanto na ala esquerda, trocando de posição com Thiaguinho.

Como o técnico alvinegro não confirmou a mudança, é possível, ainda, que Léo Silva entre como surpresa. Correndo por fora, Gabriel pode entrar na esquerda também. Em todos os casos, Leandro Guerreiro faria a função de zagueiro.

FICHA TÉCNICA:
VASCO X BOTAFOGO


Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 11/4/2009 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Cláudio José de Oliveira Soares (RJ) e Ricardo Ferreira de Almeida (RJ)

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jeferson e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton - Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Renan, Wellington, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Batista (Léo Silva), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões - Técnico: Ney Franco.

Fonte: Lancenet!
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150