Futebol

De janeiro a dezembro: Confira a retrospectiva do Vasco em 2010

Após retornar à Série A, o torcedor do Vasco esperava o caminho das conquistas em 2010. Porém, isso não aconteceu. O Cruzmaltino passou a temporada “em branco” e encerrou década mais apagada de sua história, com apenas dois títulos (Estadual 2003 e Série B 2009).

O ano começou como previsto: boa campanha na Taça Guanabara, jogadores contratados correspondendo e o técnico Vagner Mancini, aposta para o lugar de Dorival Júnior, já com algum crédito, principalmente após golear o Botafogo por 6 a 0. Entretanto, na decisão do turno, o time perdeu para o mesmo Botafogo por 2 a 0 e instalou o clima de desconfiança em São Januário.

Veio a Taça Rio e o Vasco venceu as primeiras rodadas, mas não convenceu. Até que perdeu três partidas seguidas: Flamengo, Olaria e Americano, que culminou com a demissão de Vagner Mancini. Gaúcho, interinamente. Assume. A equipe foi para o clássico contra o Fluminense com gás novo e conseguiu triunfar por 3 a 0. Porém, na semifinal do segundo turno, derrota para o Flamengo (2 a 1) e fim do Estadual.

Na Copa do Brasil, o Vasco foi avançando de fase sem brilho, fazendo apenas o necessário. Nas quartas de final, encarou Vitória e acabou eliminado da competição nacional.

O jeito era encarar o Campeonato Brasileiro com unhas e dentes. O início, entretanto, foi péssimo: derrota para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, e empate com o Palmeiras, em São Januário. Resultado: saída de Gaúcho e contratação de Celso Roth.

O novo treinador chegou com moral, querendo botar “ordem na casa”, mas os resultados não foram bons. Em cinco jogos: três derrotas, um empate e uma vitória. Mesmo com o fraco desempenho, o Internacional, na semifinal da Libertadores, resolveu tirá-lo do Vasco, menos de um mês após aceitar o convite da diretoria cruzmaltina.

O clube agiu logo e anunciou Paulo César Gusmão, que deixava o Ceará na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Após um torneio em Florianópolis, durante a paralisação da competição em função da Copa do Mundo, o treinador iniciou o processo de “arrumar a casa”, ajudado por alguns “reforços de peso” como Eder Luís, Felipe e Zé Roberto.

No retorno ao Brasileiro, o Vasco, em poucas rodadas, conseguiu se afastar da zona de rebaixamento e chegar ao meio da tabela. Fato que alimentou ainda mais o sonho do torcedor de ver o time na Libertadores. Tudo caminhava bem, mas uma sequência assustadora de empates fez a equipe ver o sonho da principal competição sul-americana ir embora.

Depois disso, entre altos e baixos, o Vasco terminou o Campeonato Brasileiro na 11ª colocação, com 49 pontos. O Cruzmaltino estava assegurada na Sul-Americana 2011.

Fonte: UOL Esporte
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,98%)
Empates 17 (28,81%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 75 (49,67%)
Sofrido 76 (50,33%)
Total 151
Saldo -1
Cartões
Amarelos 148 (91,93%)
Vermelhos 13 (8,07%)
Total 161