Vivendo um clima de decisão, o Vasco acredita que terá um adversário a mais no duelo deste sábado contra o Ceará, às 16h20 (de Brasília), na Arena Castelão,pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O adversário, com 51 pontos, precisa vencer para ingressar na zona de acesso para a elite do futebol nacional, onde o Cruz-Maltino aparece com 59 pontos. Portanto, na visão dos atletas vascaínos, os cearenses vão partir para cima desde os primeiros minutos.
"A pressão vai ser muito grande, pois o Ceará está lutando pelo acesso e sabe que precisa deste resultado para não se complicar. Para eles é uma decisão, assim como para a nossa equipe, que não pretende deixar para mais tarde a pontuação necessária para conseguir o acesso. Portanto, vamos para uma partida muito complicada, mas cientes de que podemos vencer", disse o atacante Kleber Gladiador.
O goleiro Martin Silva pensa de maneira parecida.
"O Vasco tem qualidade para conseguir neutralizar a pressão que o Ceará com certeza vai procurar fazer desde os primeiros minutos. A tendência é que a torcida deles compareça em bom número, pois eles precisam deste resultado. O time deles vem fazendo boa campanha e precisa ganhar para voltar a figurar na zona de classificação. A minha expectativa é de um jogo muito tenso, muito disputado, com o Ceará procurando se impor e impor correria. Vamos precisar de tranquilidade para fazer o nosso estilo de jogo sobressair", avaliou o arqueiro.
Na visão do volante argentino Guiñazu, a experiência do elenco do Vasco pode acabar sendo determinante para a equipe encontrar a melhor maneira de neutralizar o adversário.
"O Vasco conta com jogadores experientes e acredito que isso possa ser determinante em uma partida como essa, disputada em um nível alto e com os dois times precisando do resultado positivo. A expectativa é de que o Ceará vai tentar tirar proveito do fato de jogar em casa e controlar as ações. Vamos precisar ser inteligentes para ganhar", analisou Guiñazu.
O técnico Joel Santana já tem praticamente definida a escalação que pretende mandar a campo. Ele deverá optar pela entrada do meia Dakson na vaga do volante Pedro Ken, vetado por conta de uma lesão na coxa direita. Com dores na garganta, o lateral-esquerdo Diego Renan a princípio não preocupa para o duelo contra os cearenses. Conforme já era esperado, o zagueiro Rodrigo, que cumpriu suspensão na vitória de 1 a 0 sobre o ABC, reaparece na vaga de Anderson Salles, formando dupla com Luan. Nesta sexta-feira, a delegação embarca para a capital cearense.
Fora de campo, a diretoria do Vasco deverá acertar a negociação do goleiro Diogo Silva para o XV de Piracicaba, que deseja contar com o jogador para a disputa do Campeonato Paulista do próximo ano. O arqueiro nunca caiu nas graças dos torcedores, principalmente por conta de algumas atuações ruins no ano passado, quando o time foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. A sua permanência nesta temporada, inclusive, surpreendeu boa parte da imprensa, que esperava a dispensa logo após o Brasileirão de 2014.