Futebol

De olho na liderança, Vasco encara o Figueirense em Florianópolis

Desfalcados de peças importantes, Figueirense e Vasco têm encontro marcado às 16h (de Brasília) deste domingo, no estádio Orlando Scarpelli. Sem vencer há duas rodadas, o Figueira tenta retomar o caminho das vitórias e se aproximar do G-4 diante do time cruz-maltino, que almeja terminar a rodada na liderança. No primeiro turno, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário, houve empate por 1 a 1.

O time do técnico Jorginho quer fazer do Vasco mais uma vítima no alçapão do Scarpelli. Em casa, o Figueira já derrotou equipes do porte de Botafogo, Cruzeiro e Santos. Já os vascaínos esperam repetir o jogo que fizeram contra o São Paulo, quando saíram do Morumbi com vitória por 2 a 0.

A partida terá a arbitragem do pernambucano Nielsen Nogueira Dias, auxiliado por Erich Bandeira, também de Pernambuco e Altemir Hausmann do Rio Grande do Sul. A TV Globo transmite a partida para os estados do ES, AL, PB, PA, AM, RO, RR, AC, AP e para as cidades de Juiz de Fora-MG, Balsas-MA, Resende-RJ e Rio de Janeiro. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Figueirense: mesmo com uma campanha irregular, o time catarinense surpreendeu alguns times grandes e vem conseguindo se manter entre os dez primeiros colocados do Brasileirão. O Figueira está à frente de adversários como Cruzeiro, Grêmio, Atlético-MG e tenta se manter na zona que garante um lugar na Copa Sul-Americana de 2012.

Vasco: após vencer o Coritiba, o clube de São Januário recuperou o moral para o confronto com o Figueirense. Terceiro colocado com 41 pontos, dois atrás do líder Corinthians (mesma pontuação do São Paulo), o time atualmente comandado por Cristóvão Borges busca a vitória para chegar à liderança, já que estes adversários possuem jogos complicados, fora de seus domínios, contra Fluminense e Grêmio, respectivamente.

ESCALAÇÕES

Figueirense: Jorginho tem muitos problemas para escalar seu time, porque alguns dos atletas que vêm jogando estão muito desgastados, casos dos laterais Bruno Vieira e Juninho e do zagueiro João Paulo Goiano. Em compensação, ele terá as voltas do meia Wilson Pittoni, que estava na seleção paraguaia, e dos atacantes Aloísio e Rayner que, liberados pelo departamento médico, devem ficar no banco. O time para enfrentar o Vasco deve começar com Wilson, Bruno Vieira (Pablo), João Paulo (Roger Carvalho), Edson Silva e Juninho; Túlio, Wilson Pittoni, Ygor e Elias; Wellington Nem e Somália.

Vasco: Cristóvão Borges não quis adiantar a equipe, devido aos desfalques e também pela indefinição catarinense. Sem poder contar com Eduardo Costa, suspenso, e Juninho Pernambucano, que viajou para a França, o técnico deve optar por Jumar no meio, com Márcio Careca ocupando a lateral esquerda. Se escolher uma escalação mais ofensiva, Cristóvão tem a opção de Bernardo ao lado de Diego Souza. O time do Vasco, então, deverá ser Fernando Prass, Fagner, Dedé, Victor Ramos e Márcio Careca; Romulo, Jumar, Bernardo (Allan) e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

QUEM ESTÁ FORA

Figueirense: ninguém está suspenso, mas Maicon, Jackson, Jônatas e Júlio César estão lesionados.

Vasco: Eduardo Costa é o único suspenso. No departamento médico, estão Alecsandro (estiramento na coxa), Felipe e Nilton (cirurgia no joelho). Renato Silva foi vetado devido à forte pancada sofrida na cabeça na vitória sobre o Coritiba. Julinho recupera a forma física, e Juninho Pernambucano foi liberado para viajar para França.

PENDURADOS

Figueirense: Aloísio, Bruno Vieira, Coutinho, João Paulo, Juninho, Rhayner, Ygor e Wellington Nem

Vasco: Elton, Felipe, Juninho Pernambucano, Renato Silva e Romulo.

FIQUE DE OLHO

Figueirense: emprestado pelo Fluminense até o fim do ano, Wellington Nem foi titular nos últimos cinco jogos, e se tornou um dos artilheiros do time no Brasileiro ao marcar três gols, um no último, contra o Atlético-GO (1 a 1), no Serra Dourada.

Vasco: sem Juninho Pernambucano no meio-campo, Diego Souza será o principal encarregado de ajudar o ataque. E ele costuma se dar bem em Florianópolis. Neste ano, teve duas de suas melhores exibições diante do rival do Figueira, o Avaí. Uma pela semifinal da Copa do Brasil e outra pelo Brasileirão, balançando as redes em ambas.

O QUE ELES DISSERAM

Wellington Nem, atacante do Figueirense: \"Tenho contrato com o Fluminense até 2014 e quero voltar, sim. Mas o Figueirense é um clube maravilhoso e vou agradecer pela minha vida inteira a eles, que abriram as portas para mim. Estou gostando muito daqui e espero dar muitas alegrias aos torcedores.\"

Fagner, lateral-direito do Vasco: \"A equipe jogando em casa tem um certo conforto, mas já ganhamos de grandes equipes fora de casa, por isso estamos nessa colocação. Esperamos melhorar nosso desempenho fora\".
header números e curiosidades

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* No cômputo geral, Vasco e Figueirense disputaram 23 partidas na história, com sete vitórias dos cariocas, contra quatro triunfos dos catarinenses e mais 12 empates. Nos gols marcados, nova vantagem cruzmaltina: 31 a 28.

* O Vasco não vence o Figueirense há 5 anos (ou 8 jogos). A última vitória do Gigante da Colina sobre o Figueira aconteceu no dia 24/08/06: Os cariocas bateram os catarinenses por 3 a 1, em São Januário, com gols de Abedi, Vanderson (contra) e Faioli; Schwenck descontou..

* O primeiro confronto disputado entre Vasco e Figueirense na história aconteceu há quase 38 anos. Na oportunidade, no dia 02/12/1973, empate sem gols no Orlando Scarpelli pela Série A do Brasileiro.

ÚLTIMO CONFRONTO

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Vasco e Figueirense empataram por 1 a 1, em São Januário. Elton abriu o placar, aos 17 minutos da etapa inicial, mas Aloísio empatou para o Figueira, aos 44 do tempo derradeiro. O jogo foi o primeiro do Vasco após a conquista da Copa do Brasil, e também marcou a apresentação de Juninho Pernambucano antes de a bola rolar.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 05/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Botafogo Botafogo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (40,35%)
Empates 17 (29,82%)
Derrotas 17 (29,82%)
Total 57
Gols
Marcados 75 (51,02%)
Sofrido 72 (48,98%)
Total 147
Saldo 3
Cartões
Amarelos 146 (91,82%)
Vermelhos 13 (8,18%)
Total 159