Fluminense e Flamengo se enfrentarão na noite desta quarta-feira pela Copa Sul-Americana. Local: Maracanã. Será o sexto jogo em 13 dias, na média quase um sim, um não. No cotejo de volta entre os dois rivais pela competição internacional, no primeiro dia de novembro, ou seja, uma semana depois, serão completadas nove partidas em 19 dias. De semi-abandonado, o palco da final da Copa do Mundo de 2014 passou a ser super-utilizado.
Em 19 dias, 9 jogos no Maracanã:
12 de outubro — Flamengo x Fluminense
14 de outubro — Vasco x Botafogo
15 de outubro — Fluminense x Avaí
18 de outubro — Fluminense x São Paulo
21 de outubro — Vasco x Coritiba
25 de outubro — Fluminense x Flamengo
28 de outubro — Flamengo x Vasco
29 de outubro — Fluminense x Bahia
1º de novembro — Flamengo x Fluminense
Especialistas dizem que para ficar perfeito, o ideal seria um jogo por semana, ou seja, nesse período seriam três pelejas. Na prática acontecerá o triplo disso no período. Não por acaso, o canto perto da bandeira de escanteio à esquerda e mais próximo das câmeras de transmissão da TV está mais castigado. Importante: o sol não atinge aquele trecho e as lâmpadas especiais que substituem a luz do sol não estão mais disponíveis no estádio. Para o Fla-Flu do dia 1º de novembro aquele pedaço do gramado será replantado.
Com seis a sete cotejos mensais os responsáveis pelo piso acham possível mantê-lo em condições satisfatórias. É assim no Independência, em Belo Horizonte, onde atuam América e Atlético. O Maracanã voltou a ser muito utilizado pela coincidência de três clássicos entre tricolores e rubro-negros no período (os clubes têm acordo para se enfrentarem sempre no local, com divisão de renda e torcida), além da volta do Vasco, que após a interdição de São Januário optou pelo maior estádio da cidade. A Odebrecht, com suas altas taxas, deve estar adorado.