RIO - O Vasco se manteve na cola do Atlético-GO ao derrotar neste sábado, de virada, a Portuguesa por 3 a 1. Com o resultado, a equipe cruzmaltina chegou a 36 pontos na vice-liderança da segunda divisão. O time comandado pelo técnico Dorival Júnior só não assumiu a ponta da tabela porque tem uma vitória a menos do que a equipe goiana (10 contra 11). Na próxima rodada, a última do primeiro turno, o Vasco recebe o Ipatinga no Maracanã.
O duelo começou melhor para a Portuguesa, que abriu o placar logo aos cinco minutos, quando Dinei recebeu na área e tocou no canto direito de Fernando Prass.
Atrás no placar, o Vasco tentava buscar o empate, mas esbarrava na defesa da Portuguesa, que só permitia os chutes de longa distância como os de Gian e Nilton que não levaram muito perigo.
Quando conseguiu finalizar na área, o Vasco levou mais perigo como na cabeçada de Gian que resultou numa defesa milagrosa de Fábio.
A Portuguesa respondeu com uma bola no travessão de Dinei aos 37 minutos após uma boa jogada de Héverton pela esquerda. Sete minutos depois, o mesmo Héverton finalizaria de letra para a grande defesa de Prass.
- A gente errou um pouco, mas nada que não dê para ser revertido nos próximos 45 minutos - disse o meia Carlos Alberto, que vinha tendo atuação discreta no Canindé.
O Vasco voltou para o segundo tempo com um time mais ofensivo após a entrada de Adriano no lugar de Nilton, mas foi a Portuguesa que quase ampliou após uma boa jogada de Héverton que tocou para Preto chutar de primeira e Fernando Prass espalmar.
Mas aos 11 minutos, o Vasco empatou numa cabeçada de Gian sem chances para o goleiro Fábio. Tudo parecia dar certo para o Vasco, principalmente depois da expulsão de Ygor aos 13. Mas logo em seguida Ernani foi expulso também deixando o Vasco com 10 jogadores em campo.
Com 10 contra 10, a Portuguesa teve uma boa chance para sair com os três pontos no Canindé quando Edno recebeu na área, driblou Fernando Prass e tocou para o gol vazio. Só que Vilson salvou o Vasco evitando o gol quase em cima da linha.
Aos 37, o Vasco virou o jogo. Alex Teixeira tocou para Elton, que invadiu a área e tocou para Adriano estufar as redes.
O jogo esquentou e Thiago Gomes e Preto foram expulsos no final do jogo. A expulsão de Preto veio depois dele fazer um pênalti convertido por Elton, que fechou o placar para o Vasco.
PORTUGUESA 1 X 3 VASCO
Estádio: Canindé, São Paulo (SP)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Christian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO)
Cartões Amarelos: Matheus e Souza (Vasco) e Acleisson e Preto (Portuguesa)
Cartões Vermelhos: Ygor, Thiago Gomes e Preto (Portuguesa) e Ernani (Vasco)
Gols: Dinei aos 5 minutos do primeiro tempo para a Portuguesa e Gian aos 11 minutos, Adriano aos 37 e Elton aos 48 do segundo tempo para o Vasco
PORTUGUESA: Fábio; Fernandinho (Simão), Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Ygor, Acleisson, Preto e Fellype Gabriel (Héverton); Edno e Dinei (Kempes). Técnico: René Simões.
VASCO: Fernando Prass, Mateus (Amaral), Vilson, Gian e Ernani; Nilton (Adriano), Souza, Enrico e Carlos Alberto (Rafael Mourisco); Alex Teixeira e Elton Técnico: Dorival Júnior.