A Assembleia Geral Extraordinária para votar a reforma do estatuto do Vasco, marcada para esta quinta-feira, está suspensa por decisão judicial. A oposição questiona o rito de convocação e a redução no número de cadeiras do Conselho de Beneméritos.
"É questionado pelos autores a realização de inúmeras sessões do conselho deliberativo no qual aduzem que as mesmas foram realizadas ao arrepio às normas estatutárias em vigor no CRVG. A reforma alteraria a estrutura organizacional do clube, alterando de forma ostensiva as competências dos poderes internos, afetando inclusive a Diretoria Administrativa e o Conselho de Beneméritos, com a redução de sua participação do conselho deliberativo de 150 para 100 membros.
Após a análise dos autos verifica-se ... que a preparação do ato a ser consolidado no próximo dia 21/12/2023, não fora realizado na forma e rito determinados pelo Estatuto do CRVG", diz parte do texto.
O Vasco tentou recorrer da decisão, mas a Justiça manteve a liminar que suspende a AGE.
A mudança do estatuto do Vasco foi aprovada no Conselho Deliberativo em setembro. Agora ela será levada para votação dos sócios em Assembleia Geral Extraordinária. A proposta das mudanças é modernizar o estatuto, com mais proteção ao clube e alinhamento com a realidade da SAF, por exemplo. Veja os principais pontos:
Organização Social
Compliance
Sanções disciplinares
Assembleia Geral
Conselho Deliberativo
Organização administrativa
Orçamento e prestação de contas
Eleições