A vitória não escondeu a má atuação e revelou antigos defeitos de um time em uma nova competição. Mas o Fluminense saiu com três pontos e quase ileso (não fossem as duas expulsões) da estreia na Libertadores ao vencer o Arsenal de Sarandí-ARG por 1 a 0. Mesma sorte não teve o Vasco, adversário do tricolor no clássico de domingo, no Engenhão. Antes o time a ser batido, o rival, conhecido como trem-bala, saiu dos trilhos ao ser derrotado em casa pelo Nacional-URU, fato que não passou despercebido nas Laranjeiras.
- Todos falavam bem do Vasco até ontem (quarta-feira). Agora, mudou. Futebol tem sempre que voltar a jogar melhor, porque as chances de vitória serão maiores. Aqui no Fluminense, tivemos a ansiedade do primeiro jogo em uma competição nova e precisávamos ganhar em casa, porque jogar fora é complicado. Então, acho que começamos bem - disse Deco.
O meia admitiu a atuação fraca do Fluminense e a procura por melhora já no domingo. Contra o Arsenal, ressaltou que o time teve dificuldade em furar a retranca e suportar a pressão do ataque, principalmente nas bolas aéreas. Contra o Vasco, o camisa 20 aposta em um panorama diferente:
- O Vasco tem muita qualidade e deixa jogar, não fica apenas se defendendo.
Mesmo sem apresentar um bom futebol, o Fluminense voltou a vencer. Para dar mais velocidade e criatividade ao time, o técnico Abel Braga poderá escalar Thiago Neves de início no clássico. O jogador treinou com os rerservas na quinta-feira, nas Laranjeiras, mas Abel insinuou após o jogo com o Arsenal que a entrada de Thiago é uma forte possibilidade.
- Thiago é um grande jogador, todo mundo conhece. A gente conta com ele e eu, particularmente, gosto do futebol dele. Mas a decisão é do Abel - disse Deco, sem se importar com a incômoda escrita de o Fluminense não vencer clássicos regionais há mais de um ano e de a última vez de ter sido justamente contra o Vasco, em novembro de 2010:
- Futebol tem história, mas não pensamos nisto, que só é legal para torcedor e imprensa. Pensamos em vencer em razão deste campeonato, para chegar à semifinal.