Futebol

Dedé: "Nós queremos o título"

Anderson Vital, o Dedé, nasceu em Volta Redonda em 1º de julho de 1988. O zagueiro, que começou a jogar profissionalmente pelo time de sua cidade, chegou ao Vasco durante a temporada do ano passado. Seu primeiro jogo com a camisa vascaína foi na vitória de 2 a 1 sobre o Juventude, em jogo válido pela Série B. Porém, sua primeira partida como titular só veio acontecer na semifinal da Copa do Brasil deste ano, no jogo contra o Vitória, em São Januário. Desde essa partida, quando saiu de campo com seu nome gritado pela torcida, Dedé se manteve na equipe principal do Vasco. O zagueiro, de 22 anos, disputou 26 partidas e tem um gol com a camisa vascaína.

Preliminar: Anderson Vital de nascimento, por que virou Dedé? E o Dedé se considera o Usain Bolt de São Januário, como seus companheiros comentam?

Dedé: Eu não sei bem o porquê direito, mas minha família me chamava assim e pegou até hoje. Agora, em relação à comparação com o Usain Bolt, é tudo brincadeira. Surgiu numa entrevista que compararam minha velocidade, mas não tem nada haver, o cara é o mais rápido do mundo.

Preliminar: Faltando um mês para o termino do seu contrato, você entra pela primeira vez como titular em um jogo decisivo, era semifinal da Copa do Brasil, com São Januário lotado. Como foi para você lidar com todos esses fatores que mudaram o seu futuro no Vasco?


Dedé: Eu entrei em campo como se fosse o jogo da minha vida, encarei como a minha final de Copa de Mundo. Venho tentando manter a mesma determinação e confiança daquele jogo para seguir nessa crescente da minha carreira. Tiro até hoje como exemplo, porque aquela partida serve de inspiração para todos os meus jogos, para seguir meu sonho que é chegar à seleção brasileira.

Preliminar: Qual seu grande ídolo na posição, aquele que você se espelha para atuar em campo?

Dedé: Eu admiro vários jogadores, como o Júnior Baiano que me espelhou muito, o Thiago Silva e o Juan, que para mim é o melhor da atualidade. Tento sempre ver eles jogando, presto bastante atenção no posicionamento, para pegar o máximo de experiência.

Preliminar: O que a torcida vascaína pode esperar do desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro?

Dedé: Nós queremos o título, estamos na crescente, e vamos brigar lá em cima. Nosso objetivo é chegar nesse patamar do Futebol brasileiro. Eu sonho em disputar uma Taça Libertadores, que é o topo das competições no nosso continente.

Transcrição feita por Carlos Gregório Junior

Fonte: Revista Preliminar
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150