Futebol

Dedé vive expectativa de primeira decisão como capitão

Duas barreiras do Vasco, dois objetivos parecidos. Enquanto a favela sonha com a pacificação após a ocupação por parte das polícias civil e militar, ocorrida domingo passado, Dedé vislumbra na conquista da Taça Guanabara o fim dos questionamentos a respeito de seu momento. Contra o Fluminense, a atuação já foi digna de elogios. Caso leve a melhor na disputa com o Botafogo, domingo, o jogador levantará seu primeiro troféu como capitão.

Tanto a seriedade no semblante de Dedé quanto a cicatriz de cinco pontos sob o olho esquerdo, fruto de uma dividida com Renato Silva semana passada, mostram um zagueiro marcado pelo começo de temporada turbulento. Com desempenho irregular em campo e assediado fora pelo Corinthians, ele sonha com uma taça que poderá valorizá-lo.

— Penso em mim e no clube, no tempo em que o Vasco não comemora este título. Quero muito levantar a taça, não me importa como. Sabemos que nós, jogadores, podemos ser valorizados, reconhecidos com a conquista — disse o capitão.

Para que isso aconteça, o Vasco conta com a vantagem do empate na finalíssima no Engenhão. Algo que Dedé reconhece como um trunfo para o time de São Januário. O zagueiro, porém, não abre mão do velho clichê de que em clássico não há favorito.

O retrospecto em decisões, porém, joga contra o discurso do vascaíno. Em nove finais entre as equipes na história, o Cruzmaltino venceu apenas uma, ainda em 1965. Pelo menos, uma coincidência desvia o vento na direção da Colina: a vitória aconteceu justamente em uma disputa de Taça Guanabara.

Atualmente, o jejum do time no primeiro turno do Campeonato Carioca já dura dez anos. Talvez por isso que a decisão de domingo esteja sendo levada tão a sério por Dedé. Essa barreira, o Vasco não pode se dar ao luxo de ver ocupada:

— Temos uma responsabilidade grande. Não apenas eu, mas também os outros mais experientes. A concentração precisa ser total.

Fonte: Extra
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,98%)
Empates 17 (28,81%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 75 (49,67%)
Sofrido 76 (50,33%)
Total 151
Saldo -1
Cartões
Amarelos 148 (91,93%)
Vermelhos 13 (8,07%)
Total 161