Futebol

Depois de um começo impecável, setor defensivo do Vasco cai de rendimento

Considerado o porto seguro do Vasco na Série B, o setor defensivo da equipe vem enfrentando dificuldades nas últimas rodadas. O time, que antes dificilmente sofria gols, passou a ter falhas e vive um momento de alerta. Se nas 12 primeiras rodadas, a média de gols sofridos era de 0,33 por partida, nos cinco últimos jogos o número subiu para 1,2.

Mesmo assim, o Vasco continua tendo com folga a melhor defesa da Série B, com só dez gols sofridos em 17 rodadas, o que significa uma média de 0,58 gol por jogo. Supera com folga o Ceará, o segundo na estatística, que levou 16 gols, e o São Caetano, que tem 17. Mas os números vascaínos mostram uma queda considerável de rendimento, que pode até ser em parte associada às lesões de Paulo Sérgio e Fagner. Sem os dois, Dorival Júnior foi obrigado a improvisar jogadores na lateral direita nas últimas quatro partidas.

O Vasco começou a Série B com um rendimento impressionante do setor defensivo. Em 12 rodadas, o time havia sofrido quatro gols. Sendo que em dez partidas o goleiro Fernando Prass saiu de campo sem pegar a bola no fundo da rede. E com um detalhe. Contra o Paraná, jogo em que o Vasco sofreu três gols e perdeu por 3 a 1, o técnico Dorival Júnior escalou o time reserva. Na época, ele preferiu poupar os principais jogadores para a semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians. Então, na verdade, os titulares só sofreram um gol, contra o Figueirense, fora de casa.

A situação começou a mudar há cinco rodadas, contra o Bahia. Foram dois gols de cobrança de escanteio, em falhas coletivas de marcação. E o Vasco perdeu por 2 a 1. Na partida seguinte, contra o Fortaleza, novamente um gol de escanteio, em que o volante Amaral desviou a bola e enganou o goleiro Fernando Prass. Foi o primeiro gol que o goleiro vascaíno sofreu em São Januário.

Contra o Juventude, em Caxias do Sul, o Vasco voltou a sofrer, recebeu
um sufoco, mas venceu por 2 a 1. O gol do time gaúcho foi de pênalti. Aí veio uma vitória fácil contra o lanterna Campinense, em São Januário, por 3 a 0. Mas na última partida, contra o América-RN, em Natal, novas falhas. E mais dois gols sofridos no empate em 2 a 2. Foram seis gols nos últimos cinco jogos.

Após a partida contra o América-RN, Dorival Júnior defendeu Enrico. O meia perdeu uma bola e proporcionou o contra-ataque que originou o segundo gol do time potiguar.

- Ele vem se escalando. Acho que ele fez uma excelente partida. Fiquei muito contente novamente com o rendimento do Enrico e espero que ele mantenha essa postura para os jogos seguintes, porque acho que ele trabalhou muito para poder buscar esse espaço. Eu, no lugar dele, não abriria mão de forma alguma desta chance como titular - disse.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150