A quarta colocação do Vasco da Gama na tabela do Campeonato Brasileiro é motivada pelas derrotas que o time sofre. Segundo o treinador da equipe, Renato Gaúcho, a ótima campanha vascaína no Brasileirão é resultado da derrota na decisão da Copa do Brasil diante do rival Flamengo. Segundo Renato, a derrota que poderia ser o estopim de uma crise em São Januário serviu para motivar ainda mais os atletas.
\"Ninguém gosta de perder títulos e sei que nenhum deles aceitou bem o que aconteceu. É claro que só por atuar no Vasco, um jogador tem sempre de estar motivado, mas acredito que o sentimento do grupo ainda é de dívida com a torcida, por não ter obtido a vaga na Copa Libertadores\", disse Renato Gaúcho.
Depois que perdeu a decisão no Maracanã, a equipe cruz maltina fez sete partidas pelo Campeonato Brasileiro. No total, foram quatro vitórias, um empate e duas derrotas. A campanha rendeu 62% de aproveitamento após o vice-campeonato contra 49% no período em que o torneio mata-mata ainda era disputado.
Outro fator que contribuiu e muito para que o Vasco alcançasse melhores posições na tabela foi a melhora de produção de seu sistema defensivo. Nos últimos sete jogos, a equipe carioca foi vazada seis vezes, o que a coloca com média de 0,85 gol sofrido por partida. Antes da decisão, o time levava, em média, 1,7 tento por confronto no Brasileirão.
A diminuição serviu para que o clube equilibrasse seu saldo de gols, atualmente zerado. No entanto a diferença entre o número de gols marcados e sofridos ainda é a pior entre os oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.