Após Juninho Pernambucano, diretor esportivo do Lyon, admitir interesse na contratação do lateral-esquerdo Henrique na segunda-feira, nesta terça o Vasco anunciou oficialmente a rescisão com o atleta de 27 anos.
Afastado desde o início da atual temporada, Henrique é o jogador com mais tempo de casa dentro do atual elenco do Vasco. Profissionalizou-se em 2013, soma 192 jogos e um gol marcado.
Foi campeão carioca por duas vezes, em 2015 e 2016. No ano passado, apesar de ter oscilado em alguns momentos, viveu uma de suas melhores temporadas, principalmente sob orientação de Ramon Menezes. Destacou-se como uma espécie de terceiro zagueiro, mostrando eficiência no setor defensivo.
Em tom de agradecimento, o Vasco emitiu longa nota oficial e a publicou juntamente com uma imagem com as palavras: "Henrique, obrigado!". Confira abaixo:
"O Club de Regatas Vasco da Gama informa que o atleta Henrique não é mais jogador do Clube. O Departamento de Futebol e o lateral esquerdo chegaram a um acordo na tarde desta terça-feira (18/05), acertando a rescisão do contrato que terminaria no próximo dia 02 de agosto.
Descoberto pelo Gigante da Colina em 2005, Henrique se formou na base cruzmaltina e foi promovido aos profissionais em 2013. Em oito temporadas pela equipe principal, o lateral disputou 192 partidas, deu 11 assistências, marcou um gol e conquistou cinco títulos, incluindo os Estaduais de 2015 e 2016.
Henrique se despede de São Januário como o segundo jogador oriundo da base que mais entrou em campo no Século 21 – ficando atrás apenas de Morais, com 193 partidas. Ciente de toda sua entrega, empenho e comprometimento, o Vasco da Gama agradece Henrique por ter honrado a camisa cruzmaltina durante 16 anos e o deseja sorte no prosseguimento de sua carreira. Boa sorte, Cria!".