Ramón Diaz chegou ao Vasco da Gama com a expectativa de mudar o ambiente do clube. Experiente e vencedor onde passou, foi contratado pela diretoria pela sua capacidade de gerar bons resultados dentro de campo, claro, mas também pela capacidade de gerir o vestiário de forma perfeita, algo com que ficou conhecido ao longo dos anos.
Na primeira semana de treinos, Ramón deixou claro que deseja muita aplicação tática dos jogadores e intensidade nos treinamentos. O tom da cobrança é professoral, mas como um toque boleiro, já que foi um grande jogador durante seu período como profissional.
Durante os treinamentos, Ramón Diaz costuma ter uma postura firme com os atletas, com muita cobrança e foco, mas sem extrapolar. O treinador, segundo pessoas ouvidas por uma reportagem do LANCE!, já mudou o astral interno para melhor e vem buscando recuperar o mental dos atletas, que vem fragilizado após início terrível no Campeonato Brasileiro.
Fora das quatro linhas, Ramon Díaz também está presente nas decisões do departamento de futebol. O técnico tem cobrado melhorias urgentes no CT Moacyr Barbosa, um fato que o fez ganhar pontos junto ao elenco. Ramón também vem participando ativamente do processo de contratação do Vasco, avaliando os nomes disponíveis no mercado e auxiliando nas buscas.
Apesar de ainda não ter sido registrado no BID, Ramón Diaz deve fazer a sua estreia no próximo dia 23, contra o Athletico Paranaense, em São Januário. A expectativa é que o time tenha uma postura diferente na próxima partida, demonstrando que tem condições de sair da zona de rebaixamento na sequência do Campeonato Brasileiro.