O Vasco corre o risco de ficar sem seu principal jogador no clássico decisivo contra o Flamengo, domingo, em Brasília. A comissão técnica e a preparação física da Colina definirão neste sábado se escalarão Juninho na partida no Mané Garrincha. Há grande chance de o camisa 8 de São Januário ser poupado do duelo entre as duas equipes que lutam para se afastar de vez da zona de rebaixamento. Seu estado físico após a vitória sobre o Internacional, na qual foi substituído aos 26 minutos do segundo tempo, indicou desgaste excessivo do apoiador de 38 anos.
Sexta-feira, Juninho, assim como o restante do grupo que enfrentou o Colorado, ganhou folga. Neste sábado, ele deverá ser submetido ao exame para medir a quantidade da enzima creatinoquinase (CK) no sangue. Quanto maior o índice, maior a probabilidade de o jogador sofrer lesões musculares, caso continue sendo submetido a atividades de maior esforço.
Em São Januário, existe a preocupação em não perder o Reizinho de olho nas duas próximas rodadas do Brasileiro, contra Fluminense e Criciúma, este último rival direto na briga para não cair. Há a possibilidade também de o capitão vascaíno ser relacionado para o clássico de domingo, mas começar a partida no banco de reservas, a exemplo do que aconteceu nas partidas contra o Náutico (3 a 0 Vasco) e Portuguesa (2 a 0 Lusa).
Juninho vem sendo submetido à desgastante maratona de jogos por causa da luta do Vasco para sair da zona de rebaixamento. Ele disputou cinco partidas seguidas pelo Campeonato Brasileiro como titular em um espaço de apenas 18 dias. Nesse período, ainda foi poupado do jogo contra o Goiás, pela Copa do Brasil, mas mesmo assim tem disputado mais partidas do que havia sido anteriormente previsto pela comissão técnica.