São Paulo e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, no Morumbi, em jogo pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto entre dois dos times mais vitoriosos do futebol nacional tem curiosidades e estatísticas interessantes. Veja o que o GLOBOESPORTE.COM separou para você:
1 - Em 2000, o zagueiro Mauro Galvão completou o milésimo jogo como profissional em um confronto pelo Rio-São Paulo. O Vasco venceu por 2 a 1, em São Januário, para a festa do capitão.
2 - A maior goleada do duelo é vascaína: 7 a 1, em 2001, em São Januário. No jogo válido pelo Brasileirão, Romário fez três gols e Rogério Ceni foi expulso nos primeiros minutos.
3 - Kaká tentou um gol do meio-campo contra o Vasco, em 2001. O chute surpreendeu o goleiro Helton, mas a bola bateu na trave, para o azar da então jovem promessa tricolor, que atualmente brilha no Milan.
4 - O vascaíno Ademir de Menezes é o maior goleador do duelo. O atacante fez 11 gols no São Paulo entre 1945 e 1953, quando jogava no chamado \"Expresso da Vitória\".
5 - O placar de 2 a 1 é o mais comum nos duelos entre Vasco e São Paulo. Já aconteceu 18 vezes. Curiosamente, foram nove a favor do time carioca e outros nove para a equipe paulista.
6 - Romário foi o responsável pela última vitória do Vasco no Morumbi. Ele fez dois gols no triunfo de 3 a 2, em 2002, pelo Rio-São Paulo. Desde então, o Tricolor Paulista venceu sete jogos seguidos.
7 - O São Paulo é dono da maior invencibilidade do confronto. Ficou dez jogos sem perder para o Vasco entre 1940 e 1945. O time carioca quase deu o troco nos anos 90 com nove jogos sem derrotas.
8 - O Vasco foi campeão brasileiro em 1989 em cima do São Paulo, no Morumbi. Sorato fez o gol do título e da vitória de 1 a 0. Quase 75 mil pessoas estavam no estádio para assistir à partida.
9 - Dos 72 gols de Rogério Ceni na carreira, três foram em cima do Vasco. Dois deles de falta e um de pênalti. No ano passado, o goleiro fechou a goleada de 5 a 1 marcando o seu.
10 - O duelo tem uma boa média de gols: 3,16. O ataque do São Paulo tem uma pequena vantagem. Marcou 155 gols contra 152 do Vasco. No total, os dois times se enfrentaram 97 vezes na história.