O delegado titular da Delegacia de Homicídios (DH) do Rio de Janeiro, Fabio Cardoso, fez um pedido à Polícia Militar nesta segunda-feira para saber a localização exata das equipes que fizeram a segurança em torno de São Januário, no sábado, no clássico entre Vasco e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva, o Cardoso informou que a polícia identificou o ponto exato onde o torcedor David Rocha Lopes, de 26 anos, foi baleado na noite de sábado, logo após o Cruz-maltino perder por 1 a 0. O vascaíno foi atingido nos cruzamentos das ruas Bela e do Bonfim, em São Cristóvão, e morreu.
Questionado se teve acesso as mesmas imagens que o EXTRApublicou sobre o confronto entre a PM e torcedores, o delegado informou que agentes foram ao local e conseguiram imagens de câmeras de segurança e de testemunhas que presenciaram o momento da confusão. Agora, todas os vídeos estão sendo analisados.
– Nós estamos identificando os PMs que estavam na região. E, se for o caso, vamos pedir para que a corporação entregue as armas dos agentes que estavam próximo ao local onde o torcedor foi baleado e, assim, vão passar pela perícia – explica o delegado.
Cardoso disse ainda que é preciso apurar em quais circunstâncias esse torcedor morreu. Ele chegou a ser levado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, mas chegou sem vida ao local.
– É importante sabermos o seguinte: teve um confronto entre criminosos e policiais? Foi um ataque de policiais aos torcedores? Ou foi um ataque de criminosos contra torcedores? Tudo isso está sendo apurado – afirma.
O delegado também foi indagado se o fato de o torcedor estar perto da sede da Força Jovem, a principal torcida organizada do Vasco, e pelas imagens que constam no Facebook de David Lopes, fazendo o símbolo da torcida, se conseguiram identificar que ele pertence a tal seguimento.
– Temos informações sobre isso, mas estamos mantendo em sigilo para resguardar as investigações – disse o delegado.
O torcedor David Rocha Lopes será enterrado na tarde desta segunda-feira. O sepultamento acontecerá no Cemitério de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a partir das 15h.