Futebol

Diante do Botafogo, Vasco entrou em campo em sintonia com a torcida

Não é sempre que acontece, foram alguns tropeços em casa, mas quando o time do Vasco entra em sintonia com a arquibancada de São Januário geralmente coisas boas acontecem. Com o estádio lotado e pulsando desde os primeiros minutos, a equipe de Ramón Díaz entregou tudo em campo, anulou o Botafogo e saiu da zona rebaixamento, após vencer o clássico por 1 a 0.

Foi um Vasco que não deixou o líder do Campeonato Brasileiro respirar. Com um sistema defensivo impecável e entrega de todos, o goleiro Léo Jardim, tantas vezes herói na temporada, praticamente não trabalhou. O adversário nada conseguiu criar durante a maior parte do jogo.

Medel e Maicon tiveram atuações monstruosas, assim como o restante do sistema defensivo. Paulo Henrique foi o herói improvável. É um Vasco que vive na berlinda, ainda tem uma situação desconfortável, mas novamente deixa uma mensagem clara: não faltará luta até o final. Restam seis jogos para o fim do Brasileirão. Hoje o clube acorda fora do Z-4, com 37 pontos, na 16ª colocação.

Herói improvável

Apesar do resumo acima, não foi um início de jogo animador. O Botafogo teve a bola e mais volume nos primeiros 20 minutos, ensaiou uma pressão, ganhou a maioria dos rebotes, mas não levou perigo. Em uma estratégia até certo ponto arriscada, o Vasco se fechou e tentou encaixar contra-ataques, o que pouco aconteceu na primeira metade da etapa inicial.

De toda forma o Vasco suportou bem seu pior momento no jogo e depois equilibrou o duelo. Sempre muito sólido defensivamente, o time tentava sair rapidamente. Pinton e Erick Marcus ensaiaram pela esquerda, mas foi pela direita que o clube encontrou o caminho da vitória.

Paulinho e Paulo Henrique fizeram boa dobradinha nas costas de Marçal. Foi por ali que o lateral fez bela jogada individual e chutou forte de fora da área para fazer o gol. O Vasco ainda teve duas boas jogadas com o lateral pela direita. Em uma delas, após tabela com Paulinho, ele achou Pec na área. O atacante empurrou para a rede, mas estava em posição irregular

Atuação monstruosa da zaga

O bom chute de fora da área de Gabriel Pec no início do segundo tempo levantou a torcida, mas a lesão de Erick Marcus, no lance seguinte, gerou apreensão. A opção de Ramón Díaz por Alex Teixeira ainda mais. Alex não é um jogador de velocidade, mas contagiado pelo ritmo do jogo, correu e entregou tudo. Pode ter tomado algumas decisões erradas no ataque, mas não deixou a pegada do time cair.

E o segundo tempo foi todo assim. Do outro lado, Lúcio Flávio arriscou, colocou Diego Costa ao lado de Tiquinho, mas os renomados centroavantes do Botafogo não viram a bola. Medel e Maicon ganharam todas. Zé Gabriel e os laterais não deram espaços. Paulinho e Gabriel Pec foram incansáveis. Vegetti, embora não tenha tido muitas chances de gol, ajudou atrás e incomodou muito na frente. Léo Jardim assistiu.

Esse foi o Vasco. Longe de ser brilhante, mas com uma entrega impressionante, o time comprou o barulho da torcida e de Ramón Díaz e deu mais um passo importante para permanecer na Série A.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (41,07%)
Empates 17 (30,36%)
Derrotas 16 (28,57%)
Total 56
Gols
Marcados 75 (52,08%)
Sofrido 69 (47,92%)
Total 144
Saldo 6
Cartões
Amarelos 143 (92,26%)
Vermelhos 12 (7,74%)
Total 155