Diego Souza tem apenas 26 anos, mas larga experiência no futebol brasileiro. Só no Rio, o meia do Vasco passou por três grandes clubes - formado no Fluminense, ele passou também pelo Flamengo. O jogador teve passagens ainda por Grêmio, Palmeiras e Atlético-MG, além do Benfica, de Portugal. Ao longo de sua carreira, passou de volante a meia e hoje é o principal artilheiro vascaíno no Brasileiro, com nove gols - três deles marcados na vitória sobre o Cruzeiro neste domingo. Jogador de qualidade inquestionável, chegou a ser eleito o craque do Brasileiro em 2009, pelo Palmeiras, onde sua inconstância e problemas disciplinares o atrapalharam. O mesmo aconteceria mais tarde em Minas Gerais. Peça fundamental para a conquista do título da Copa do Brasil, Diego Souza comanda a boa campanha do Vasco no Brasileiro. Convocado para a partida da seleção brasileira contra o Argentina, nesta quarta-feira, o meia chegou a Belém na madrugada desta segunda-feira e falou sobre sua atual fase.
- Sem dúvida estou mais experiente, por tudo que aconteceu na minha carreira. O momento é mais favorável - afirmou o jogador ao site Globoesporte.com. Ele pode ganhar uma chance entre os titulares de Mano Menezes no Superclássico. - É difícil falar (em ser titular), porque todos que vão chegar estão em busca de uma chance. Mas vou procurar minha oportunidade para voltar mais vezes e ter a chance de atuar com os jogadores do mundo inteiro.
Diego Souza foi chamado pela primeira em outubro de 2009, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Convocado por Dunga, ele foi titular na derrota por 2 a 1 para a Bolívia, em La Paz. Substituído por Alex no segundo tempo, o jogador não fez uma grande partida. Após um ótimo início de Brasileiro em 2009 pelo Palmeiras, o jogador teve uma grande queda de desempenho e não voltou a ser convocado por Dunga.