Diguinho vai iniciar neste domingo a sua história com a camisa do Vasco. Confirmado na equipe titular diante do Atlético-MG, o volante de 32 anos parece já ter conquistado a confiança do técnico Doriva em pouco mais de 20 dias de São Januário. Aos amigos mais próximos, não esconde a motivação por mais um desafio no futebol carioca. E o objetivo é claro: depois de passagens sólidas por Botafogo (quatro temporadas) e Fluminense (seis anos), o desejo é se firmar no Vasco e conseguir a renovação do contrato que termina junho de 2016.
O volante jogou pela última vez há quase seis meses. Sua despedida do Fluminense foi no dia 7 de dezembro de 2014. Ali terminava um ciclo vitorioso de 223 jogos e dois títulos brasileiros iniciado em 2009. Desde então, Diguinho e seus representantes ouviram propostas em busca do destino ideal. A intenção era buscar um projeto interessante, que não levasse o jogador a trocar de equipe em poucos meses, em um clube que mantivesse o nível dos anteriores.
A primeira conversa com o Vasco, aliás, foi no início do ano. Por alguns detalhes, o contrato não foi fechado. Diguinho aproveitou as férias no Sul (é natural de Canoas, no Rio Grande do Sul) e voltou ao Rio no fim de janeiro. Passou a manter a forma na academia de um amigo dos tempos de Botafogo. O namoro voltou a esquentar na reta final do Campeonato Carioca e virou casamento com a assinatura do contrato no dia 5 de maio.
A estreia, se dependesse apenas do Cruz-Maltino, já teria acontecido. Por não ter feito pré-temporada pela primeira vez na carreira, o volante pediu um tempo a mais. Precisava sentir que não estava mais fazendo força para acompanhar os outros jogadores no treino. A oportunidade surgiu com a ausência de Serginho, que não pode enfrentar o Galo por questões contratuais (pertence ao clube mineiro) e ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Lucas parecia ser o favorito para a vaga, mas Doriva explicou a opção por Diguinho.
- Diguinho é um jogador interessante, que já defendeu grandes equipes e está acostumado a jogar competições do nível do Campeonato Brasileiro. Ele vai substituir o Serginho e a expectativa por sua estreia é muito boa. Apesar de não estar com o ritmo de jogo ideal, vem treinando bem e tem um porte físico privilegiado. Vamos ver se ele suporta os 90 minutos - afirmou Doriva.
Com Diguinho ao lado de Guiñazu no meio, o Vasco busca sua primeira vitória no Brasileirão 2015. O jogo contra o Atlético-MG será neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Independência.