Clube

Dinamite acredita que 110 anos podem ser um marco na virada cruzmaltina

O Vasco completa 110 anos nesta quinta-feira com uma nova gestão no clube. Com Roberto Dinamite na presidência, São Januário tem a promessa de dias melhores, a começar pela administração transparente. Após mais de 20 anos com Eurico Miranda no comando, a Colina vive um momento de transição e a chegada de mais um ano de vida vai coroar o início do trabalho do ex-jogador e maior ídolo da história cruzmaltina.

Na festa de aniversário do clube, na sede náutica da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Roberto Dinamite comemorou a data ao lado dos seus principais vice-presidentes - José Hamilton Mandarino (vice geral e administrativo), Luso Soares da Costa (vice geral e de patrimônio), José Henrique Coelho (vice de marketing), Luiz Américo (vice jurídico), entre outros. Em seu discurso, o presidente revelou como vai ser a sua relação com o Vasco.

- O Vasco nesse momento precisa de respeito, precisa ser tratado com amor. Vocês podem ter certeza que a minha conduta vai ser a mesma que eu tive como jogador. Com uma troca, um respeito, o mesmo que eu sempre tive pela instituição Vasco da Gama. O clube me deu uma oportunidade e a minha relação com o Vasco vai ser com os mesmos princípios que eu sempre tive, com amor e respeito - afirma Dinamite.

Mesmo com o início tortuoso de sua gestão, onde pegou um clube sem receitas e com vários compromissos a cumprir, Roberto acredita que os 110 anos possam ser um marco na virada cruzmaltina. Conhecendo a engrenagem aos poucos, o dirigente começou a tocar a nau vascaína para mares mais calmos e com um futuro promissor pela frente.

- O torcedor do Vasco não deve perder essa esperança, porque acreditamos nessa virada. A nossa virada vai ser uma virada de competência, trabalho, dedicação e, acima de tudo, respeito ao Vasco, coisa que nesses últimos anos não tivemos - diz o dirigente.

CONQUISTAS EM 110 ANOS
A principal conquista do Vasco em seus 110 anos de vida é a da Libertadores de 1998. Curiosamente, no dia 26 de agosto, o título vai comemorar dez anos. Na final, o time da Colina venceu o Barcelona-COL por 2 a 1, em Guyaquil, e ficou com a taça. De lá para cá, o time colecionou outros troféus importantes, como o Brasileirão de 2000 e a Copa Mercosul do mesmo ano.

Em sua história, o Vasco já conquistou 22 estaduais, quatro brasileiros, uma Libertadores, um sul-americano, uma Mercosul, três Rio-São Paulo, sem falar em torneios nacionais e internacionais, entre eles o Tereza Herrera e o Ramon de Carranza, ambos na Espanha.

Ciente de que o clube não conquista nada desde 2003, quando venceu o Campeonato Carioca, Dinamite acredita que a torcida do Vasco vai voltar a vibrar com uma equipe competitiva muito em breve. Neste Campeonato Brasileiro, a situação do time é crítica, próximo à zona de rebaixamento, mas a atual diretoria já trabalha pensando em 2009. A primeira medida, além de acertar com alguns reforços, é tratar da renovação de nomes importantes, com os do atacante Leandro Amaral e do meia Madson.

- Vamos estar buscando dar ao torcedor do Vasco, dentro daquilo que for possível, trazendo alguns jogadores e buscando dar ao treinador uma nova cara, um Vasco um pouco mais forte e melhor do que temos hoje, porque acho que o Vasco precisa voltar aos melhores dias e vencer.

MUDANÇA POLÍTICA
Após anos com Eurico no poder, o Vasco viu uma mudança política acontecer no clube depois de muitas ações e brigas na Justiça. Por ordem do judiciário, uma nova eleição foi marcada para a escolha do presidente cruzmaltino, e Dinamite foi o vencedor. Em 110 anos de vida, essa foi a primeira vez que o pleito vascaíno foi decidido desta maneira. Apenas no final da década de 60, o então presidente Reinaldo de Matos Reis teve o seu mandato cassado. Curiosamente, o ex-mandatário entrava na vida política cruzmaltina em 1969.

Como é comum na história cruzmaltina, o Vasco foi pioneiro também na escolha de seu novo presidente. Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, um ex-jogador é eleito o mandatário de um clube. Em junho, Roberto Dinamite foi eleito presidente para o triênio 2008/2009/2010.


FEITOS HISTÓRICOS
Em 1924, repudiando uma medida tomada pela Assosciação Metropolitana de Esportes Atléticos, o então presidente do Vasco, José Augusto Prestes, enviou uma carta aos dirigentes afirmando que o clube não afastaria de seu elenco atletas de classes mais baixas e negros. Sem poder disputar a principal competição do Estado, a equipe passou a competir na Liga Metropolitana de Desportos. Além de quebrar o tabu de ter atletas mestiços no grupo, a Colina também rompeu a barreira de ter o primeiro presidente negro da história das instituições de futebol. O fato ocorreu em 1904 com a nomeação de Cândido José de Araújo.

Um ano antes, em 23, o Vasco criava uma outra situação no futebol, que acabaria se tornando uma rotina nos grandes clubes brasileiros. A diretoria criou o famoso "bicho", premiação paga aos atletas por uma conquista ou por uma vitória em uma competição.

Outra curiosidade é que o Vasco é o único clube brasileiro que conquistou um título em sua estréia em uma competição oficial. O feito ocorreu no Campeonato Carioca de 1923, quando a equipe se sagrou campeã.

EXPRESSO DA VITÓRIA
Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico. Os vascaínos com mais de 60 anos se recordam muito bem dessa linha de frente, a primeira do famoso "Expresso da Vitória", que foi apresentado ao mundo em 1947. No ano seguinte, porém, com o retorno de Ademir Menezes, é que o time levantou o seu principal troféu, o de campeão sul-americana de 1948.
 
Dois anos depois, o "Expresso da Vitória" serviu de base para a seleção brasileira, vice-campeã do mundo na Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil. Daquela equipe derrotada pelo Uruguai, em pleno Maracanã, cinco atletas atuavam do Vasco (Barbosa, Augusto, Danilo, Chico e Ademir Menezes). No entanto, o tropeço por 2 a 1 para a celeste olímpica acabou com o sonho da equipe canarinho.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150