A janela de transferências no Brasil se encerra daqui a 21 dias, e a direção do Vasco tem três semanas para atacar as carências do time titular. As principais delas são as contratações de atacantes de lado que cheguem para jogar. E essa é a prioridade no mercado.
Depois de negociações frustradas com Bruma, Brian Rodríguez e Cuello, um nome que segue em pauta é o do atacante Rony, do Palmeiras. O Vasco tentou novas investidas pelo atleta, na tentativa de uma negociação por empréstimo.
Rony recebeu sondagens de clubes do futebol brasileiro e do mundo árabe, como equipes do Catar e da Arábia Saudita. Em conversas com o Palmeiras, o clube paulista avisou ao Vasco que o atleta não faz parte dos planos de Abel Ferreira.
No entanto, negócio só vai acontecer se duas questões avançarem: 1) o interesse do atleta; 2) um consenso entre os clubes em relação ao salário do jogador, com os paulistas pagando parte dos vencimentos de Rony.
Ainda sem encaminhar um acordo com Rony, o Vasco segue em outras frentes para reforçar o ataque. A direção teve que recalcular a rota após ver as principais negociações melarem por diferentes motivos: Cuello e Bruma foram para Atlético-MG e Benfica, respectivamente, e Brian Rodríguez não foi liberado pelo América-MÉX nesta janela.
O Vasco não descarta fazer uma nova investida pelo uruguaio no meio do ano. O clube entende que a contratação só não foi concretizada pela falta de tempo hábil do América em contratar um substituto. Os valores agradaram aos mexicanos, e o atleta tinha interesse em vir para o Brasil.
O Vasco tem outros nomes mapeados e tenta avançar nos principais alvos nos próximos dias, enquanto conversa com clubes do futebol europeu e da América do Sul. O foco é primeiro nos jogadores que chegariam para o time titular.
Outros nomes também foram mapeados para compor elenco, como o de Loide Augusto e Lucas Braga. O nome do atacante angolano, que atua no Alanyaspor, agradava mais neste perfil. O ex-Santos foi descartado e acertou com o Vitória.
E o Balbuena?
A principal carência do Vasco é o ataque, mas a direção se mantém atenta à defesa. Apesar de a prioridade neste momento ser a busca por atacantes de velocidade, o nome do zagueiro Balbuena segue no radar do clube.
O zagueiro paraguaio trabalhou com Fábio Carille no Corinthians e tem a aprovação da comissão técnica. O Vasco tentou contratar Balbuena no início da temporada, mas a pedida do Dínamo Moscou afastou o clube carioca da negociação.
No entanto, o defensor entrou nos últimos seis meses de contrato e pode assinar com qualquer clube de graça. O Vasco segue atento à situação de Balbuena e pode tentar uma nova investida depois de avançar nas contratações de atacantes de lado.
Há também o interesse em um centroavante de outras características para ser opção a Vegetti.
A contratação de um atacante para atuar no time titular pela esquerda é a prioridade da diretoria do Vasco nesta janela, que fecha no dia 28 de fevereiro. Até agora, o clube acertou com cinco reforços: o goleiro Daniel Fuzato, o meio-campista Tchê Tchê e os zagueiros Maurício Lemos, Lucas Oliveira e Lucas Freitas. Dois atacantes deixaram o clube na atual janela: Emerson Rodríguez e Serginho.