A convite da diretoria vascaína, o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão e ex-árbitro de futsal e futebol, Daniel Pomeroy ministrou uma importante palestra, na noite desta quarta-feira (06/03), na sala multimídia Chico Anysio, em São Januário. A conferência foi sobre as adequações das novas regras do futsal que estão em vigor neste ano de 2013, e já são utilizadas pela FIFA.
O objetivo da CBFS é promover estas palestras através do diretor Pomeroy em todos os estados brasileiros. O estádio vascaíno foi o único local que teve essa reunião para os profissionais do futsal carioca, no entanto, somente dois clubes estiveram presentes: Vasco e Fluminense. O Gigante da Colina foi representado pelo vice-presidente de desportos de quadra Ricardo Luiz Murça Leon Haddad, pelo gerente de futsal do clube Marco Bruno, por treinadores, preparadores de goleiros, preparadores físicos, psicóloga, estagiários e supervisores. Representando o tricolor das Laranjeiras na palestra esteve o supervisor Dilso Júnior.
Da esquerda para a direita: Vice-presidente de desportos de quadra
Ricardo Luiz Murça Leon Haddad, Daniel Pomeroyd e Marco Bruno
(gerente da vice-presidencia de desportos de quadra e salao).
Em entrevista exclusiva ao site oficial do Vasco, Daniel Pomeroy elogiou a iniciativa do clube vascaíno de trazer a palestra do Rio de Janeiro para São Januário.
- Fizemos uma palestra somente para o quadro de árbitros do Rio de Janeiro na semana passada e fomos convidados pela diretoria do Vasco para estar aqui. O Vasco foi o único clube que se interessou em fazer esta palestra para os profissionais conhecerem as adequações das novas regras, o que é muito importante já que o Vasco vai sediar a Taça Brasil de Clubes sub-17 neste ano de 2013 - disse o diretor de arbitragem da Confederação de Futsal, que embarca nesta quinta-feira (07) para Salvador, onde dará esta mesma palestra (nos dias 08 e 09) para os árbitros e profissionais envolvidos com o futsal na Bahia.
Conheça as adequações das regras do futsal 2013:
- Não poderá ter publicidade a menos de um metro da linha de jogo.
- O número de atletas no banco de reservas que era de no máximo de sete jogadores foi aumentado para nove. Agora serão 14 relacionados na súmula. Cinco dentro de quadra e nove no banco de reservas.
- Fica proibido a utilização de aparelhos de comunicação dentro de quadra, tanto para médicos, massagistas, atletas e membros da comissao técnica.
- Mesmo com estouro do cronômetro, a partida precisa continuar até que seja definido a trajetória da bola. Após o cronômetro, caso a bola toque em algum defensor e saia pelas linhas laterais ou de fundo, a partida deverá ser encerrada. Quando houver cobrança de qualquer tiro livre direto sem formação de barreira, mesmo após a quinta falta ou uma cobrança de penalidade, a partida deverá ser prorrogada. Mas há uma grande diferença: no tiro livre direto, a regra permite que haja um segundo toque da equipe que for cobrar a infração.
- A nova falta (após a quinta) deverá ser colocada no placar.
- A FIFA colocou no livro das regras que quando ocorrer o uso das mãos ou do braço cortando a trajetória da bola, impedindo que ela vá para o oponente, deverá ser marcado obrigatóriamente o tiro livre direto e o atleta terá que ser punido com cartão amarelo.
- O goleiro que defender a bola parcialmente com as mãos poderá receber a a bola de seu companheiro na sua meia quadra de defesa, sem que ela seja jogada para um atleta adversário. Caso o goleiro tenha a posse de bola ou o controle da bola na defesa, ele não poderá receber de seu companheiro, sem que ela tenha sido tocada por um adversário.
- (Disputa de posse de bola): Se a bola tocar no subsolo e depois bater no adversário e entrar diretamente na meta adversária, o árbitro terá que reiniciar o jogo com arremesso de meta. Se a bola tocar no chão e depois disso tocar no próprio jogador e ainda entrar no gol, terá que ser feito uma cobrança de tiro de canto porque a finalidade de um jogo de futsal é a disputa de posse de bola e neste caso não aconteceu uma disputa de posse de bola.Tocando no chão e entrando no gol adversário: será cobrado tiro de meta.
Taça Brasil de Clubes sub-17 O Vasco será sede da competição que será realizada em outubro. Além do Gigante da Colina, também confirmaram presença na Taça Brasil sub-17 os seguintes clubes: Casa de Espanã-RJ, Goiás Esporte Clube, Associação dos Desportos Sananduvense-RS, Clube Militar de São Paulo, Santa Cruz Futebol Clube-PE, Praia Clube de Uberlândia-MG, Clube Esportivo Aquarius-, Clube do Remo de Belém, Constelação Futebol Clube, Clube Álvares Cabral-ES, Clube Ágape, Escola do Professor Carlinhos Fraga. Fotos: Raquel Vieira/Vasco.com.br