A reboque de toda a manifestação da torcida principalmente no segundo semestre, um segmento dentro do Vasco terminou 2019 com números expressivos. A Vasco TV, canal do clube nas redes sociais, registrou aumento de 178% nas visualizações de seus conteúdos - notadamente bastidores dos jogos e transmissões ao vivo.
- O primeiro foco foi na qualidade e edição dos vídeos, com atenção especial para a cinematografia. Posteriormente nos voltamos para as transmissões ao vivo, que tivemos o cuidado para entregar com o mesmo padrão de qualidade que definimos para o canal. Desde a escolha dos narradores, para que refletisse a linha que queríamos adotar, até na quantidade variada de câmeras – campo, vestiário, túnel, atrás do gol, drone – tudo para que os torcedores tenham a sensação de estar no estádio - contou o diretor de comunicação do Vasco, Mario Vassallo.
Torcida do Vasco comparece em peso ao Maracanã no último jogo de 2019: força também é sentida nas redes sociais — Foto: André Durão
Para 2020, a ideia de Vassallo é aumentar as transmissões ao vivo , tanto de jogos do time profissional - focados no narrador e no comentarista, sem mostrar as imagens de campo - quanto da base. No orçamento do ano, está prevista despesa de R$ 44 mil para produção audiovisual.
- Para 2020 investiremos ainda mais na estrutura da TV - equipe, equipamentos e um estúdio -, em conteúdos exclusivos, com criação de novos programas fixos e aumento significativo nas transmissões ao vivo - completou.
O crescimento da Vasco TV
Inscrições: 77%
Vídeos publicados: 75%
Interações: 215%
Visualizações: 178%
Alternativa para gerar receita
Entre os conteúdos que mais ganharam visualizações, estão os vídeos de bastidores dos jogos no Brasileirão. As imagens do ex-técnico da equipe, Vanderlei Luxemburgo, motivando os atletas geraram boa repercussão.
- Nossa ideia é levar o torcedor para dentro do Vasco, vivenciar o dia a dia do clube, se sentir parte do ambiente. Essa aproximação é tão importante que humaniza o jogador. Muitos pensam que eles simplesmente treinam e jogam, não tem emoção envolvida. Isso não é verdade. Eles treinam duro, comemoram quando ganham e se cobram muito quando o resultado não acontece. Exemplo disso são as rodas antes dos jogos, que mostram o comprometimento e a união do grupo. E isso o torcedor só sabe se mostramos a ele - explicou Vassallo.
Com o crescimento, a ideia do Vasco é começar a monetizar o crescimento nas redes sociais. Ainda não há números exatos, mas a diretoria acredita que pode gerar receita para o clube.
- Estamos vivendo uma transformação da comunicação. Por estar se tornando tão forte, essa mídia será uma propriedade cada vez mais interessante para os patrocinadores, podendo alavancar ainda mais a receita do clube. Ao mesmo tempo, se exige cada vez mais um conteúdo de qualidade e diferenciado.