Futebol

Dodô ainda é o artilheiro do Vasco

No domingo, enquanto o Flamengo atacava o Atlético-PR atrás do gol da vitória, o Vasco pressionava o Fluminense. No fim, nenhuma das equipes atingiu sua meta e as duas sairam de campo derrotadas por 1 a 0. Os jogos do último fim de semana foram um retrato do que foram as campanhas de rubro-negros e vascaínos neste Brasileiro. Os clubes balançaram pouco a rede adversária. Tão pouco que vão encerrar o ano tendo como goleadores atletas que saíram no meio do ano.

\"\"

A falta de um artilheiro é gritante nos dois clubes. Em São Januário, desde que Dodô (autor de 11 gols) foi negociado, o clube não teve um matador de fato. Desde então, passaram-se cinco meses, o técnico PC Gusmão testou seis nomes na posição e o único que obteve algum êxito foi Éder Luís, com oito gols. Contra o Tricolor chegou a arriscar uma formação com três atacantes, que se mostrou ineficiente.

— A formação varia de acordo com o que eles vinham fazendo dentro de campo. Não temos de lamentar nada — disse o treinador logo após o clássico.

\"\"

No Flamengo, o Império do Amor vem fazendo falta. Vagner Love (com 22 gols), seguido por Adriano (15) é o maior artilheiro da temporada. Sua última partida foi em 2 de junho, contra o Palmeiras, no Pacaembu. Foi dele, inclusive, o gol da vitória por 1 a 0. De lá para cá, o clube, que chegou a ter o pior ataque dacompetiçãojá testou Val Baiano, Leandro Amaral e até o ataque 3D (Diego Maurício, Diogo e Deivid).

\"\"Sem sucesso. Diogo, por exemplo, só marcou um gol até agora com a camisa do clube. O atacante, contratado ao lado de Deivid como maior esperança de gols do time, chegou a ficar 12 partidas sem marcar.

— Foi o maior jejum da minha carreira — admitiu o atacante, em entrevista recente.

Segundos os dirigentes, inumeros são os motivos que levam um clube a ficar sem um matador. Mas o fato é que, diante da tanta secura, são os próprios atacantes que acabam pagando o pato. Nos casos de Flamengo e Vasco, os torcedores escolheram Val Baiano e Rafael Coelho como alvo de reclamações, e, principalmente, de piadas.

Por mais de uma vez, seus nomes figuraram nos Trending Topics do Twitter. Val Baiano levou na brincadeira e aceitou, inclusive, benção de padre e oração de pastor para dar fim a má fase. Coincidência ou não, deu certo. Já Coelho segue sem marcar. Tamanha é a pressão em cima do atacante que ele chegou a chorar no intervalo do jogo contra o Internacional, no Beira-Rio, após perder um gol quase feito.

— Nós temos atacantes de referência em nosso elenco. Mas os gols não saíram — defendeu o diretor-executivo cruzmaltino Rodrigo Caetano, lembrando que essa escassez não é exclusividade de Vasco e Flamengo. — No Brasileiro também é assim. Se você for olhar, só o Jonas disparou. Depois dele, o segundo marcou 13. São poucos gols para um artilheiro.

SIGA O JOGO EXTRA NO TWITTER

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150