Começa nesta quinta-feira e vai até sábado o II Mundial de Futevôlei 4x4. Apresentado pela SulAmérica, o torneio reúne craques de sete países nas areias da Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. Um dos favoritos ao título, o Brasil será representado por duas equipes, uma liderada pelo tetracampeão mundial Romário e a outra, pelo craque Renato Gaúcho. O país lutará pelo título mundial medindo forças com as seleções de França, Espanha, Portugal, Argentina, Itália e Paraguai, o atual campeão. Na quinta e na sexta-feira, será disputada a fase classificatória da competição, com seis times em quadra por dia. No sábado, acontecem as semifinais e a final. A arena estará aberta ao público a partir das 17h, com entrada franca. Os jogos começam às 18h, com transmissão do SporTV.
Além dos craques brasileiros, o Mundial traz outras estrelas. Pelo Paraguai, destaque para o ex-craque do Fluminense Romerito; Aldair, que fez fama jogando pelo Flamengo e pelo Roma, integra o time italiano; Donato, ex-jogador do Vasco, comanda a Espanha; à frente do time argentino, ninguém menos do que Claudio Caniggia, carrasco do Brasil na Copa de 90, quando marcou o gol que nos eliminou daquele Mundial.
Aos 44 anos, Caniggia diz não ver a hora de reencontrar antigos companheiros de time. \"Joguei com o Aldair, no Roma. Renato Gaúcho e Romário foram meus contemporâneos, vai ser legal revê-los depois de tantos anos. Joguei amistosos com o Donato há uns três anos, na Espanha, onde moro atualmente\", acrescentou.
O ex-jogador, amigo de Maradona, de quem recebeu o passe para o fatídico gol da Copa de 90, exalta a evolução do futevôlei: \"Há 20 anos, só se jogava na praia por diversão. Hoje, temos um campeonato mundial com diversos países participando, algo que seria impensável tempos atrás. Não havia televisão transmitindo, muito menos patrocinadores.\"
O argentino comenta ainda a globalização dos esportes em geral. \"Antigamente, só tínhamos ingleses jogando na Inglaterra. Hoje, jogadores do mundo todo disputam a Premier League. Com isso, países com menos tradições nos esportes, como Catar e Emirados Árabes, passam a fazer parte do cenário mundial, ao importar craques de outras praças\".
A SulAmérica apresenta o Mundial de Futevôlei 4x4, que tem patrocínio de Redecard, Banco BMG, Sky e Volkswagen, com apoio da Dominos, O Globo, Metro Rio, Rádio SulAmérica Paradiso e Mix FM. A realização é da Federação de Futevôlei do estado do Rio de Janeiro (Futerj) e IMX. O evento é chancelado pela Federação Internacional de Futevôlei (FIFv). Este projeto foi viabilizado pelo Governo Federal através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes.
SELEÇÕES QUE DISPUTAM O II MUNDIAL DE FUTEVÔLEI 4x4
BRASIL 1: Romário, Leo Tubarão, Anderson, Alexandre e Helinho
BRASIL-2: Renato Gaúcho, Leandro, Fábio, Tatá, Pião
ITÁLIA: Aldair Mazzieri, Montanari, Bernardo, Denny
PORTUGAL: Oceano, Bruno Santos, Marco, Alex Oliveira, Bruno Alexandre
URUGUAI: Tabaré Silva, Christian, Chueco, Seba, Nico
PARAGUAI: Romerito, Quicho, Jesus, Victor, Odi
ARGENTINA: Caniggia, Mariano, Sebastian, Lizandro, Pablo
ESPANHA: Donato, Alex, Nacho, Cabanillias, Jorge
AVISO DE PAUTA
As seleções participantes do II Mundial de Futevôlei 4x4 vão treinar na arena nesta quinta-feira, antes do início do evento, das 10h às 14h. Na ocasião, os jogadores estarão disponíveis para conversar com a imprensa.
Sobre a IMX
A IMX é uma joint-venture de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Com sede no Rio de Janeiro, atuação nacional e conexão internacional, a IMX nasce com o objetivo de ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues (construção, gestão e operação de estádios, arenas e centros de convenções). O portfólio da IMX para 2012 inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Travessia dos Fortes (natação), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Desafio Corcovado (ciclismo), Rio International Triatlon e Rio Urban (cultura urbana), entre outros.
Sobre a SulAmérica
A SulAmérica Seguros e Previdência é um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros, com 115 anos de história, atuando nos segmentos de seguros, previdência e investimentos. A seguradora investe constantemente em ações que proporcionem qualidade de vida e bem-estar da população. No Rio de Janeiro, a companhia investe na instalação e revitalização de bicicletários e na realização de eventos esportivos. Além disso, também patrocina a Rádio SulAmérica Paradiso, que leva informação, prestação de serviços e boa música aos cariocas todos os dias.