Futebol

Dorival faz treinos intensos e promove conversas com atletas

Ainda não completou uma semana que o técnico Dorival Junior voltou a São Januário, mas as mudanças já são nítidas. No primeiro jogo, seis mexidas no total na equipe que perdeu para o Flamengo por 1 a 0. Quase que do goleiro ao ponta-esquerda, o novo treinador optou por uma escalação mais tradicional, apostando em nomes mais experientes no primeiro jogo - Wendel e Eder Luis, por exemplo, nem estavam jogando nas últimas partidas com Paulo Autuori. A derrota e a insatisfação com a falta de mobilidade da equipe, porém, já fizeram o treinador voltar a atenção para a garotada formada no clube.

Além de chamar o lateral-esquerdo Henrique para treinar nos profissionais, Dorival vai ter em breve mais alguns dos jogadores considerados promissores no clube. Danilo e Índio, de 17 anos, que estavam a serviço da seleção brasileira, podem finalmente passar por um período de avaliação junto ao novo técnico. No clube, há quem lamente a demora no aproveitamento dos jogadores no time de cima. Paulo Autuori chegou com a ideia de aprimorar essa transição, mas, com tantos problemas de salários, entre outros, nunca chegou a se aproximar mais dos jovens, o que aconteceu logo no quarto dia de trabalho do novo treinador.

A conversa que Dorival teve após o jogo-treino, que terminou 4 a 1 para os profissionais, foi o primeiro passo na integração que quer fazer em São Januário. Aliás, a reunião no campo, com jogadores sentados e ouvindo por um bom tempo o treinador, é marca registrada de Dorival. Ele relembra o que pediu no treinamento, faz cobranças e dá novas orientações. Até os mais experientes já estão se acostumando ao jeito do técnico.

- Já deu para perceber nesses dias o método de trabalho do Dorival. Ele nos pede para não deixar o jogador adversário que tem a bola respirar, buscar a posse, além de ser agressivo na marcação e criação de oportunidades. Teremos duas semanas para trabalhar e sentir o sistema que ele deseja implantar no Vasco. Tenho a certeza de que vamos nos enquadrar o mais rápido possível - disse o meia Wendel.

Fonte: ge