Em 2009, o principal objetivo do Vasco é voltar para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, para vencer a desconfiança da torcida, abalada após o rebaixamento, a primeira competição a ser disputada é o Carioca, que começa neste sábado, na partida contra o Americano, às 18h15min, em São Januário.
O técnico Dorival Júnior terá à sua disposição uma equipe completamente nova em relação à que terminou o Brasileirão no ano passado. O treinador sabe que encontrará algumas dificuldades até o time se encaixar, mas confia em uma boa estreia e na preparação que foi feita durante a pré-temporada.
- A equipe foi totalmente reformulada, mas temos condições pela qualidade dos jogadores de mostrar algo aproximado do que tentaremos fazer no Vasco no ano de 2009. O time vai entrar de maneira muito competitiva, buscando um grande resultado. Respeitamos o Americano, mas acreditamos naquilo que foi trabalhado - disse o comandante.
Porém, o Vasco ganhou um problema de última hora. Depois de muito correr para conseguir inscrever todos os jogadores contratados dentro do prazo, uma bomba estourou em São Januário: o Brasiliense conseguiu na Justiça uma liminar obrigando o apoiador Jéferson, titular de Dorival Júnior, a voltar para o clube. Caso seja impedido de jogar, as opções são Nilton e Alex Teixeira.
O Americano conta com uma equipe que aposta na mescla entre jogadores novos e experientes. Porém, os objetivos no clube de Campos são muito mais modestos que os do Cruzmaltino. Segundo o gerente de futebol do clube, Luciano Vianna, o principal objetivo é não ser rebaixado. Depois disso, as expectativas podem subir.
- A pretensão do Americano em primeiro lugar é não cair. Dos pequenos, o Americano é o único que ainda não caiu para a Segunda Divisão. Conseguido isso, o Americano sempre briga pela ponta da tabela. Se possível, conseguir ficar entre os quatro grandes - comentou.
FICHA TÉCNICA:
VASCO X AMERICANO
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/1/2009 - 18h15min
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Wendel de Paiva Gouvêa (RJ)
VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Léo Lima, Jéferson (Nílton (Alex Teixeira)) e Fernandinho; Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão. Técnico: Dorival Júnior.
AMERICANO: Jéferson, Élson, Carlão e Anderson; Gil, Siller, Kim, Éberson e Ernani; Kieza e Diego. Técnico: Paulo Marcos.