Garantido o acesso do Vasco à Série A do Campeonato Brasileiro, os jogadores já começam a definir outras prioridades para as quatro partidas restantes da Série B. Primeiro, vencendo o jogo de terça-feira, contra o Campinense, no Estádio Amigão, em Campina Grande, o Vasco quer assegurar o título da competição. Para isso acontecer, o time comandado por Dorival Júnior ainda precisa contar com os tropeços de Guarani e Ceará.
Hoje, o Vasco tem sete pontos a mais que o segundo colocado. Com 12 pontos em disputa, pode ser campeão na sexta-feira sem depender de outros resultados. Basta vencer o Campinense e o América-RN.
Após a grande festa feita pela torcida no sábado, o técnico Dorival Júnior fez questão de ressaltar a importância de definir o título o quanto antes. No ano passado, com o título garantido, os jogadores do Corinthians ganharam férias antecipadas para poder iniciar a pré-temporada deste ano ainda mais cedo.
Fico contente em ter alcançado o nosso primeiro objetivo no Maracanã, diante do nosso torcedor. Mas esperamos definir o quanto antes o título disse Dorival Júnior, que ainda demonstrava muita emoção durante a comemoração. Quando se alcança uma meta, é bom fazer alguns agradecimentos. A maneira como esses jogadores se dedicaram para o momento mais difícil da carreira de cada um foi fantástica.
Diretoria planeja time
Além do título, outro objetivo é garantir o atacante Elton como artilheiro da equipe. Com 15 gols na Série B, um a menos do que Rafael Coelho, do Figueirense, Elton tentou bater o pênalti que deu a vitória e o acesso à Série A no sábado. Porém, a comissão técnica do Vasco pediu para que Carlos Alberto fizesse a cobrança. Agora, com a promoção definida, o meia prometeu deixar as cobranças de pênaltis para o atacante.
Conquistado o objetivo, o Elton vai ser o encarregado de bater os pênaltis para ser o artilheiro. afirmou o capitão vascaíno, com um senso grande de companheirismo. Não é justo ele deixar de ter essa chance para que outros o ultrapassem. No final, nós queremos ter todas as honras.
Outro objetivo é lucrar com o acesso vascaíno. Nesta domingo, já circulou na internet uma foto com uma suposta camisa comemorativa, que deverá ser lançada em breve. A diretoria já havia afirmado que ações de marketing seriam postas em prática após o acesso para aumentar as receitas. O clube espera atingir até o final de 2010 a marca de 60 mil associados no plano O Vasco é meu. Atualmente, quase 40 mil torcedores já aderiram ao projeto. Além disso, a expectativa é que o Vasco busque parceiros para estampar as mangas e os calções com valores em torno de R$ 9 milhões por ano.
O Vasco, na verdade, já pensa em 2010 há algum tempo. As renovações dos contratos que estão terminando já começaram. A diretoria já até traçou um esboço de como vai ser montado o elenco em 2010. De acordo com Rodrigo Caetano, serão contratados cerca de 11 jogadores. Do atual elenco, 18 atletas permaneceriam na próxima temporada, fazendo o número total chegar a 29. O goleiro Fernando Prass, o lateral-esquerdo Ramon, o volante Nilton, o meia Carlos Alberto e o atacante Elton formarão a base da equipe no ano que vem.