O duelo desta terça-feira entre Palmeiras e Vasco, às 20h (de Brasília), será a 32ª partida de cada uma das equipes no Campeonato Brasileiro, mas é válido, acredite, pela primeira rodada da competição.
Inicialmente marcado para 9 de agosto do ano passado, o jogo passou por quatro alterações desde então.
A primeira mudança se deu porque a data coincidia com a final do Campeonato Paulista, ocasião em que o Palmeiras, então treinado por Vanderlei Luxemburgo (curiosamente hoje treinador do Vasco), foi campeão sobre o Corinthians.
Até então, não havia uma nova data estabelecida. Somente em 4 de dezembro foi confirmada a segunda mudança: a partida passaria a ser disputada em 27 de janeiro, às 21h30.
Duas semanas depois, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou uma terceira alteração, desta vez apenas de horário, solicitada para ajuste de grade da transmissão: em vez de 21h30, o jogo então seria às 19h15, mas na mesma data.
Por fim, com a classificação do Palmeiras à final da Libertadores, contra o Santos, marcada para 30 de janeiro, no Maracanã, os times paulistas solicitaram mudanças em seus compromissos desta semana pelo Brasileirão, a fim de se permitir um dia a mais de descanso.
Palmeiras e Santos disputam a final da Libertadores no Maracanã, no sábado — Foto: Divulgação/Twitter Conmebol
Além disso, pelo protocolo da Conmebol, os times finalistas têm de estar na cidade da decisão com pelo menos 72 horas de antecedência. Ou seja: suas delegações precisam estar no Rio de Janeiro na quarta-feira.
Finalmente, portanto, depois de quase seis meses da data original, o Palmeiras receberá o Vasco nesta terça-feira, no Allianz Parque.