Neste domingo, Grêmio e Vasco fazem um importante confronto direto na parte de cima da tabela de classificação da Série B. Enquanto o Tricolor é o terceiro colocado, com 47, o Cruz-Maltino é o quarto, com 45 pontos, apenas um a mais que o Londrina, primeiro time fora do G-4. Mas as equipes têm mais em comum do que as campanhas parecidos. Nesta tarde, às 16h, na Arena, os dois clubes têm contam com a estreia de novos técnicos.
Na última semana, o Grêmio contratou Renato Portaluppi, enquanto o Vasco anunciou, no começo da semana, a chegada de Jorginho. Os dois são velhos conhecidos dos respectivos clube, No Tricolor, o novo treinador dispensa apresentações. Maior ídolo da história do Imortal, Renato está, agora, na sua quarta passagem como técnico pelo clube gaúcho. Já Jorginho está na sua terceira oportunidade como treinador do Cruz-Maltino.
Anunciado na última semana, Renato Gaúcho substitui o antigo treinador Roger Machado, cenário este que se repetiu em 2016. Mesmo no G-4 da Série B, a torcida tricolor vinha mostrando insatisfação com o desempenho do time. E a pressão pela saída de Roger aumentou após a sequência de quatro partidas sem vencer.
Para a partida de domingo, Renato deve manter um padrão de escalação do último jogo e mandar a campo uma equipe mais ofensiva. Assim, o Grêmio deve ter: Brenno; Edilson, Geromel, Bruno Alves, Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Campaz; Biel, Guilherme e Diego Souza.
Pelo lado do Vasco, Jorginho chega depois da queda de rendimento do time do Vasco, no segundo turno da Série B. Ex-vice-líder, agora o Cruz-Maltino é apenas o quarto colocado. O novo treinador vai substituir o auxiliar Emílio Faro, que comandou o time nas últimas oito rodadas.
Além do rendimento ruim, o problema para vencer como visitante tem incomodado o Vasco. O time vem de seis derrotas seguidas sem vencer. Além disso, o Cruz-Maltino historicamente tem problemas contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Gigante da Colina não vence o Triocolor em Porto Alegre desde 2006.