Se Edmundo chegou para resolver os problemas do ataque vascaíno, a defesa continua sendo um ponto de interrogação para os torcedores. Desde o início da temporada 2008, o Vasco já testou cinco duplas de zaga diferentes. E parece que nenhuma delas se firmou. O zagueiro Jorge Luiz, único intocável na equipe titular, já atuou ao lado de Luisão, Vilson, Eduardo e Xavier, que é volante. Parece que, além de domar o Animal, o técnico Alfredo Sampaio também terá a missão de definir um companheiro para Jorge Luiz.
Durante a disputa da Taça Guanabara, a zaga vascaína foi alterada em algumas ocasiões, e isso não foi o suficiente para evitar a eliminação do clube na semifinal, diante do rival Flamengo.
Já contra o Itabaiana, na estréia cruzmaltina na Copa do Brasil, a dupla Vilson e Eduardo teve que agradecer ao goleiro Roberto, que mesmo com os diversos erros da zaga, conseguiu evitar o gol da modesta equipe sergipana na vitória carioca por 1 a 0.
O experiente zagueiro Roque Júnior, que é pentacampeão mundial e está insatisfeito no futebol alemão, chegou a ser cogitado em São Januário, mas o presidente do clube, Eurico Miranda, deixou claro que, tão cedo, o Vasco não fará contratações. Portanto, resta a Alfredo Sampaio quebrar a cabeça para deixar a cozinha vascaína devidamente arrumada para a disputa da Taça Rio e da Copa do Brasil.
<b>Confira a situação dos defensores vascaínos em 2008:</b>
Jorge Luiz: É o zagueiro de maior prestígio dentro do clube e tem a confiança do técnico Alfredo Sampaio. Bom marcador, é o único com vaga garantida na defesa vascaína.
Luisão: Jogador de altos e baixos. Marcou um gol no Estadual e foi quem mais atuou ao lado de Jorge Luiz. Contudo, acabou barrado logo na semifinal da Taça Guanabara.
Vilson: Jovem zagueiro, teve uma atuação desastrosa na estréia do Vasco na Copa do Brasil, sendo expulso com 30 minutos de jogo. Porém, barrou Luisão no jogo contra o Fla.
Eduardo: Veio do futebol goiano e, até o momento, não comprometeu nas vezes em que atuou com a camisa vascaína. No entanto, não parece ser a primeira opção de Alfredo Sampaio.
Xavier: É volante de origem, mas já foi improvisado na zaga do Vasco. Não agradou e, pelo visto, só voltará a atuar como zagueiro em situações de extrema emergência.