O Vascco conseguiu na noite desta sexta-feira, em Campo Mourão, no Paraná, um feito histórico. Depois de sair perdendo a série melhor de cinco na final da Liga Ouro para o time que leva o nome da cidade por 2 a 0, empatou e depois virou, fechando a série por 3 a 2 e sendo campeão. A partida decisiva foi em uma vitória sem contestação, com o Vasco vencendo por dez pontos de diferença: 87 a 77. Além disso, o Vasco garantiu a vaga no próximo NBB.
A partida começou disputada. Quem venceu o primeiro quarto foi o Campo Mourão por 21 a 20. O técnico do Vasco, Christiano Pereira, deu um novo ânimo para o segundo quarto, com o time carioca saindo com a vitória por 17 a 12. O terceiro quarto foi novamente do Campo Mourão por 23 a 20. E no quarto decisivo, o Vasco ganhou por 30 a 21.
- Chegamos com intensidade. A série estava aberta e não desistimos. Um time como o Vasco tem tradição, força e torcida e tudo aconteceu. Nos entregamos. A Cruz de Malta pesa - afirmou Hélio, um dos nomes de destaque do Vasco na partida.
- Eu agradeço demais ao presidente Eurico Miranda por ter confiado no meu trabalho, ter dado a chance de ficar à frente deste elenco. Foi montado a dedo por todos, sabemos do desafio que era. Foi um perde e ganha durante a competição. Chegamos na final com a pressão e o gás do grupo foi essencial, a tranquilidade para fazer o planejado - disse o treinador do Vasco.
No jogo 5, o cestinha do Vasco foi Gaúcho, com 21 pontos. O melhor em assistências da equipe carioca foi Hélio, com cinco. Gaúcho também foi o melhor nos rebotes, com oito. Gaúcho também foi o escolhido como o MVP da final.