Rivalidade à flor da pele e troféu em jogo. Depois de várias polêmicas no ano passado, Fluminense e Vasco se encontram pela primeira vez em 2016 neste domingo, às 16h (de Brasília). E o clássico dos invictos na Arena da Amazônia, em Manaus, vale o título da Taça Guanabara e a vantagem na fase decisiva do Campeonato Carioca. O Tricolor, que está invicto há 11 jogos e joga pelo empate, terá o retorno do capitão Fred após uma semana conturbada. O Cruz-Maltino, sem saber o que é perder há 20 jogos, vai reencontrar seu último algoz com o craque Nenê pendurado. O título vale R$ 1,2 milhão ao campeão - além de mais R$ 250 mil pela vaga nas semifinais.
Foram dias de incerteza nas Laranjeiras. Fred ia sair, Fred ficou. Com o capitão de volta, o técnico Levir Culpi vai mandar a campo um time misto na decisão. Pierre, Gum, Cícero, Gustavo Scarpa e Jonathan, seja por cartão ou desgaste físico, ficaram no Rio. O pensamento é simples: título à parte, o Flu não quer entrar desfalcado na semifinal e foca também na final da Primeira Liga, quarta-feira, em Juiz de Fora.
O adversário relembra o time cruz-maltino da última vez que saíram de campo derrotados. Foi no Engenhão, no dia 1º de novembro do ano passado, e o Fluminense venceu por 1 a 0. Jorginho e os jogadores frisam que o momento é completamente diferente e que o Vasco está concentrado para conquistar a Taça Guanabara. Há uma semana fora de casa, a equipe tem a volta do zagueiro Rodrigo, que conseguiu o efeito suspensivo e está livre das dores na coxa.
João Batista de Arruda apita o jogo, auxiliado por Jackson Lourenço dos Santos e Diego Luiz Couto Barcelos. O Premiere e o Premiere HD (com Antero Neto e Edinho) transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Escalações
Fluminense: após o fim do caso Fred e da permanência do capitão, o Fluminense volta a campo com um time misto. Cinco titulares ficaram no Rio e serão poupados. Marlon, Giovanni, Edson, Douglas e Osvaldo entram no time. Assim, o Tricolor vai a campo na decisão com Diego Cavalieri, Wellington Silva, Marlon, Henrique e Giovanni; Edson, Douglas, Osvaldo, Gerson e Marcos Júnior; Fred.
Vasco: Jorginho tem a volta do capitão Rodrigo, que está sob efeito suspensivo pelo TDJ-RJ e se recuperou completamente das dores na coxa. Por outro lado, a participação de Julio Cesar é difícil. O lateral-esquerdo ainda faz trabalho intensivo por causa do problema no tornozelo. O treinador não revelou quem formará a dupla de ataque. Desta forma, o Vasco deve ir a campo com Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Henrique; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Thalles).
Quem está fora
Fluminense: Pierre e Gum, pendurados, foram poupados de olho na semifinal. Já Cícero, Gustavo Scarpa e Jonathan ficaram no Rio por causa do desgaste muscular. Richarlison, em fase final de recuperação de uma torção no tornozelo, também não foi relacionado.
Vasco: Julio Cesar, que já não havia participado da estreia na Copa do Brasil, não treinou no campo em nenhum dia da semana e dificilmente estará à disposição do Jorginho para o clássico. O lateral se recupera de dores no tornozelo esquerdo.
Pendurados
Fluminense: Gum e Pierre.
Vasco: Nenê, Marcelo Mattos e Rodrigo.