Dois clubes de raízes lusitanas e que sempre tiveram uma relação amistosa, mas que apresentaram um ruído recentemente ainda ser tem uma resolução. Nesta quarta-feira (30), às 17h, sob o forte calor em Moça Bonita (RJ) - a temperatura pode atingir a casa dos 41 graus -, o Vasco encara a Portuguesa (RJ) buscando a classificação antecipada na Taça Guanabara em meio à crise institucional que tem como tema central um promissor lateral direito de apenas 17 anos.
Integrante do elenco que foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Nathan despertou o interesse do Valencia (ESP), que fez uma proposta de cerca de R$ 4 milhões pelo jovem, mas o Cruzmaltino acabou recusando. Na avaliação da Portuguesa, o clube possui um "contrato de parceria" com o Vasco onde tem direito a 30% da verba de uma futura venda do garoto, algo que o Vasco não reconhece.
Considerando a postura vascaína uma "verdadeira tentativa de aliciamento", a Lusa Carioca informou ter enviado uma notificação extraoficial para São Januário, algo que não teria sido respondido.
Com o impasse ainda sem desfecho, o assunto poderá tomar o caminho dos tribunais.
Vasco se classificará se vencer
Caso o Vasco vença a Portuguesa na tarde desta quarta-feira, estará classificado com uma rodada de antecedência para as semifinais da Taça Guanabara. A equipe é líder isolada do Grupo B com 9 pontos, seguida pelo Fluminense, com 7, e o Volta Redonda, com 4.
B. César pode estrear; Destaques da Copinha relacionados
Em campo, o técnico Alberto Valentim poderá promover a estreia do meia Bruno César, contratação mais badalada do Vasco na temporada até aqui. O jogador chegou a ficar no banco de reservas no último domingo, na vitória por 1 a 0 sobre o Americano, e no planejamento ele deveria entrar, mas a expulsão do volante Andrey fez o treinador mudar de ideia.
Outros que estarão relacionados são os destaques do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior: Tiago Reis (atacante), Lucas Santos (meia) e Miranda (zagueiro).
O goleiro Alexsander também foi promovido, mas não teve seu nome convocado por Valentim para a partida desta quarta.
PORTUGUESA X VASCO
Local: Moça Bonita, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Pathrice Maia
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva
Portuguesa
Ruan; Adriano, André Santos, Marcão, Diego Maia; Cássio, Diguinho, Henrique, Maicon Assis; Romarinho e Tiago Amaral
Técnico: João Carlos Ângelo
Vasco
Fernando Miguel, Cáceres (Cláudio Winck), Werley, Leandro Castan (Ricardo Graça) e Danilo Barcelos (Henrique); Raul e Lucas Mineiro (Rodrigo); Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Marrony; Ribamar
Técnico: Alberto Valentim