Caminhando lentamente em direção ao grupo de jogadores, o zagueiro Rodrigo ganhou uma salva de palmas em tom de provocação por ter se “atrasado” para a reunião que o técnico Joel Santana promoveu na véspera do duelo de hoje, às 19h30, contra o Boa Esporte, em São Januário. O bom ambiente em um momento de pressão, faltando dez rodadas para o fim da Série B, é um dos trunfos do Vasco para garantir o acesso. Se vencer, o time pode dormir na liderança, e torcer para tropeço da Ponte Preta amanhã contra o Santa Cruz para se manter no topo.
O outro ponto forte que o Vasco põe à prova é a experiência do elenco. O time titular, que pode sofrer algumas alterações, normalmente ultrapassa a média de 30 anos, e tem jogadores com currículo vasto em times de Série A.
— A equipe sabe da sua qualidade. Temos um plantel de primeira divisão, mas que às vezes se apóia nisso e alterna bons e maus momentos. Série B é intenso do início ao fim. Tem que oscilar o mínimo possível — alertou o meio-campo Pedro Ken, 27, que deve formar a linha defensiva ao lado de Fabrício (32) na ausência de Guiñazu, o mais velho da equipe (36), suspenso por cartão. Joel só definirá o time nesta sexta-feira.
Além dos citados, os zagueiros Douglas Silva (30) e Rodrigo (34), o meia Douglas (32) e o atacante Kleber (30) puxam a fila dos mais rodados. Novato mesmo só o goleiro Jordi, que novamente assume a meta no lugar de Martín Silva, aos 21 anos, e o caçula Lucas Crispim (20), que não tem escalação garantida. Edmílson, 32, pode voltar ao ataque.
Se mantiver a formação com apenas dois volantes, Joel Santana terá Dakson (27) ou Maxi Rodriguez (24) como opções de criação. Caso contrário, os volantes Aranda (29) e Jhon Cley (20)se credenciam para defender e atacar ao mesmo tempo.
Depois de conversar com os jogadores e amenizar a pressão pelo resultado, o técnico Joel Santana exibiu as marcas da cirurgia para retirada da vesícula. Em seguida, foi ao cardiologista fazer uma checagem geral. O momento é de grandes emoções e grandes batalhas. E o Vasco precisará de todos os seus guerreiros em plenas condições de ajudar na missão de devolver o clube à Série A. Hoje é a primeira de dez.