Assédio do Grêmio ao técnico Doriva, incômoda sequência de empates, apenas dois pontos no Campeonato Brasileiro, vaias da torcida na Copa do Brasil... Após uma semana turbulenta, o Vasco entra em campo neste sábado em busca da tranquilidade perdida. E tenta sua primeira vitória na competição nacional diante dos reservas do Internacional, a partir das 18h30 (de Brasília) deste sábado, em São Januário. Mesmo focado nas quartas de final da Libertadores, o Colorado não quer deixar o Brasileirão de lado e tenta no Rio de Janeiro somar mais um triunfo com seus suplentes. Desta vez, turbinados com Nilmar.
O clima de São Januário é um misto de alívio e preocupação. O primeiro vem pelo fico de Doriva, que recusou uma ótima proposta financeira do Grêmio na última sexta-feira - em caso que irritou o presidente Eurico Miranda. Já o incômodo se dá pela sequência de quatro empates seguidos - sendo três por 0 a 0. O Vasco não vence desde a final do Campeonato Carioca. Diante do Internacional, o comandante pode ter o retorno de duas peças importantes: o zagueiro Rodrigo e o atacante Gilberto, recuperados de problemas musculares.
O Inter vai a campo com o pensamento distante. O foco recai sobre a decisão com o Santa Fé, da Colômbia, na próxima quarta, no Beira-Rio, valendo vaga na semifinal da Libertadores. Prova disso é a ausência dos titulares da lista de relacionados para a partida. O que não quer dizer que o Colorado não mande ao gramado algumas de suas estrelas. Aguirre escala a equipe reserva com nomes de peso, como Nilmar, Anderson e Alex, em meio a muitos garotos do time B, para tentar conter o ímpeto do rival.
Dewson Fernando Freitas da Silva, do Pará, apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE). O SporTV e o PFCI, com narração de Luiz Carlos Júnior e comentários de Lédio Carmona, transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. Após a partida, participe da cobertura comentando a atuação da equipe cruz-maltina na página do seu clube de coração.
As escalações
Vasco: o treino da última sexta-feira foi fechado em São Januário, mas o técnico Doriva avisou que o zagueiro Rodrigo e o atacante Gilberto, recuperados de problemas musculares, devem ficar à disposição para a partida. A tendência é que o Vasco vá a campo com Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo (Anderson Salles) e Christiano; Serginho e Guiñazu; Julio dos Santos, Dagoberto e Rafael Silva; Gilberto (Thalles).
Internacional: sem os titulares, poupados para a decisão contra o Santa Fé, Aguirre escala a equipe reserva com nomes de peso. O Inter deve ir a campo com: Muriel; Luca Marques, Paulão, Réver e Geferson; Nico Freitas, Nilton, Alan Ruschel, Anderson e Alex; Nilmar.
Quem está fora
Vasco: apenas o lateral-direito Nei se recupera de uma pequena fratura no pé direito.
Internacional: Bertotto e Wellington seguem em trabalho de fisioterapia com o coordenador de preparação física Elio Carravetta. Léo e Cláudio Winck têm lesão muscular na coxa direita. Além deles, os titulares serão preservados, de olho no jogo decisivo contra o Santa Fé, na quarta-feira.
Pendurados
Vasco: Dagoberto.
Internacional: Alan Ruschel.