Futebol

Eder Luis: "Não é fácil vencer um time da categoria do Santos"

Vasco joga bem desde o início e vence o Santos (3 a 1), em São Januário, e quebra série de seis jogos sem vitória no Brasileiro. Eder Luis, o melhor em campo, fecha placar com golaço

Em grande estilo, o Vasco pôs fim a uma série de seis jogos sem vitória. Com uma atuação firme, o time carioca venceu, ontem à noite, o Santos por 3 a 1, em São Januário e subiu para a 12aposição no Campeonato Brasileiro, com 33 pontos.

— Não é fácil vencer um time da categoria do Santos. A gente merecia, pois vínhamos jogando bem e não conseguindo os resultados. Hoje, deu tudo certo — comemorou Eder Luis, o melhor em campo.

Com cinco desfalques — Nílton, Dedé, Rafael Carioca, Ramon e Carlos Alberto —, o técnico Paulo César Gusmão decidiu apostar no trio formado por Eder Luis, Zé Roberto e Felipe para superar o Santos e estancar a crise que começava a se formar em São Januário. E não se arrependeu.

Depois de um início tímido, quando chegou a ser envolvido pelo Santos, o Vasco se impôs e tomou conta do jogo. E abriu o marcador aos 31 minutos. Eder Luis fez bela jogada pela direita e, já dentro da área, rolou para Fágner acertar um lindo chute, sem chances para o goleiro Rafael.

O gol fez muito bem ao time carioca.

O Vasco ganhou confiança e encurralou o Santos. O segundo gol saiu aos 38. Num contra-ataque fulminante, Eder Luis tocou para Felipe, que encontrou Rafael Coelho livre na área. O atacante driblou o goleiro e foi derrubado. Felipe cobrou o pênalti e Rafael espalmou na trave. No rebote, Felipe tocou de perna direita, aumentando para 2 a 0. E o Vasco só não foi para o intervalo com a partida decidida porque Zé Roberto se embolou com a bola depois de partir livre do meio-campo.

Eder Luis brilha com golaço O técnico do Santos, Marcelo Martolotte, tirou Zezinho no intervalo e pôs Pará, que foi para a lateral. O time paulista melhorou. Mas foi preciso falha grotesca de Titi para o Santos chegar ao gol. O zagueiro saiu jogando errado, Arouca recuperou a bola e tocou para Danilo, livre, diminuir, aos dez minutos.

Traumatizado pelos seguidos empates em São Januário, Paulo César Gusmão fez duas substituições. Tirou Felipe Bastos e Rafael Coelho e pôs Rômulo e Jonathan. Logo depois, ele trocou Felipe, que fizera um ótimo primeiro tempo, pelo volante Allan.

O Vasco recuou e o Santos passou a rondar perigosamente a área. Escalado para acompanhar Neymar por todo o campo, Jumar cumpria bem a sua missão. Mas acabou sendo expulso, aos 31 minutos, após cometer duas faltas consecutivas no craque.

Mesmo com 10 homens em campo, o Vasco conseguiu segurar a vitória.

Mas não sem levar um grande susto, aos 44, quando Neymar driblou Titi e obrigou Fernando Prass a fazer grande defesa. O goleiro voltou a brilhar aos 48, em chute de Danilo. No último lance da partida, aos 49, Eder Luis, o melhor em campo, arrancou sozinho, driblou três adversários e tocou na saída de Rafael. Um golaço, que coroou a bela vitória do Vasco.

Vasco: Fernando Prass, Fágner, Cesinha, Titi e Max; Jumar, Felipe Bastos (Rômulo), Felipe (Allan) e Zé Roberto; Eder Luis e Rafael Coelho (Jonathan.

Santos: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Roberto Brum (Thiago Luiz), Arouca e Marquinhos (Alan Patrick); Zezinho (Pará), Marcel e Neymar. Juiz: Wilton Pereira Sampaio. Cartões amarelos: Arouca, Rafael, Pará, Rafael Coelho, Felipe Bastos, Jumar, Rômulo, Durval.

Cartão vermelho: Jumar. Renda: R$ 62.720. Público pagante: 2.819.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150