Futebol

Éder Luís prova a sua importância ao Vasco

RIO — A pouco mais de dois meses de encerrar seu contrato com o Vasco, Éder Luís voltou a mostrar por que o clube brigou pela renovação de empréstimo com o Benfica ano passado e agora tentará tê-lo em definitivo. O poder de decisão e a característica praticamente única no elenco o tornaram imprescindível na campanha do título da Copa do Brasil.

Recuperando a melhor forma nas últimas partidas, o desempenho do atacante é animador. Os números, pelo menos, trazem um início de temporada até melhor do que o de outros anos. Foram apenas 11 jogos, metade do que o Vasco disputou, e quatro gols marcados. Em 2011, o atacante participou de quase toda a temporada, presente em 61 partidas. E balançou as redes pouco mais que o dobro da marca atual, com nove.

Faro de artilheiro não é o forte de Éder. A velocidade, que abre espaços para os gols dos companheiros, é que o faz especial no time. Mas os quase quatro meses fora dos gramados por causa da cirurgia no pé direito cobraram seu preço. Na volta à equipe, em março, o receio e a falta de ritmo eram evidentes. A vontade era a de sempre . Mas só aos poucos conseguiu colocar tudo em prática.

— Vai melhorando. Isso não tem como. Nesses jogos decisivos, a motivação é outra. Eu fico feliz de mais uma vez estar ajudando e ter feito esse gol. Pelo Atlético-MG eu já tinha feito, pelo São Paulo também. Só faltava pelo Vasco. Agora é dar sequência, aproveitar esse bom momento que eu e a equipe estamos vivendo agora — disse o atacante, referindo-se ao fato de não marcar em clássicos.

Efeito suspensivo válido

Para comprá-lo, no entanto, o Vasco terá de desembolsar um dinheiro que, no momento, o clube não tem. Porém a diretoria afirma que buscará recursos a fim de deter os direitos econômicos do jogador definitivamente. Na mesma situação está o volante Fellipe Bastos. O contrato de empréstimo de ambos acaba no dia 30 de junho, quatro dias antes do jogo final da Libertadores.

Este assunto Éder deixa nas mãos do clube. Só reforça o quanto quer ficar e que o que tem produzido em campo é reflexo desse desejo. Sem querer antecipar os dois meses que lhe restam, prefere viver o momento. No caso, o Botafogo. Time invicto na Taça Rio e que já derrotou o Vasco no segundo turno. A ótima atuação contra o Flamengo não dá garantia de nada, muito menos de favoritismo. Mas o bom momento vivido pela equipe pode fazer diferença sim.

— Acredito que a gente está em um bom caminho, mas favoritismo, não temos, não. O Botafogo tem uma equipe boa, tem um elenco bom. Já jogamos com eles este ano. Tivemos dificuldades e até perdemos o jogo. É um time ofensivo, que tem bons jogadores para decidir. Ainda mais agora, com o Loco Abreu voltando bem. Assim como eles estão bem, o Vasco também está bem. Por isso, pode ter certeza de que será uma final bem jogada — afirmou.

Na final, o Vasco também contará com todos os jogadores. O julgamento do recurso pedido pelo Vasco não está na pauta da semana do Tribunal de Justiça desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Assim, Rodolfo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Fágner, que foram punidos de seis a oito jogos de suspensão no primeiro julgamento, continuam sob efeito suspensivo.

Fonte: Globo Online
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150